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Você está preparado para liderar?
Ser um bom líder é algo desafiador. E não ache que os desafios são ruins no ambiente profissional, muito pelo contrário.
Um bom líder consegue se destacar desenvolvendo suas habilidades e extraindo o máximo da sua equipe para superar os desafios.
Você está preparado para liderar? Separamos 10 tópicos para você se tornar um bom líder na logística.
- Seja um líder, não um chefe
- Comunicação é tudo
- Gere confiança para seu time
- Dê empoderamento
- Trabalhe com feedbacks
- Ofereça condições de crescimento para sua equipe
- Foque nos objetivos empresariais
- Assuma a responsabilidade
- Invista em conhecimento
- Use gatilhos mentais
1. Seja um líder, não um chefe
Existem algumas diferenças entre chefe x líder mas o que de fato difere essas duas figuras é da forma como lidam com seu poder. O chefe exerce o poder de maneira autocrática, ele manda e seus subordinados obedecem.
Já o líder, geralmente adora uma postura mais democrática, ele escuta mais e a opinião da maioria prevalece, mesmo que não seja a opinião dele.
É importante que você construa a figura de um líder dentro da empresa para que seu time ganhe confiança e não tenha medo de você. Trabalhar com um líder é saber que ele deseja o seu sucesso profissional e pessoal.
2. Comunicação é tudo
Um bom líder logístico precisa estar sempre orientando, verbalizando, conversando e instruindo seu time. Porém, mais importante do que falar, é escutar.
É interessante que seja criado um ambiente onde haja a oportunidade dos colaboradores expressarem seus pensamentos e sentimentos.
Segundo o empresário Murilo Gun, a principal forma de você resolver um problema é ter a comunicação clara. Muita gente não sabe mas o principal empecilho da resolução está no entendimento do problema.
É importante que a pessoa A se comunique de forma clara para a pessoa B, para que ai sim, o problema seja compreendido e resolvido de forma certa.
3. Gere confiança para seu time
Você confiaria em um chefe que não te passa confiança?
A confiança é algo que qualquer pessoa precisa construir ao longo do tempo, pelo exemplo que a pessoa se torna, e hoje a liderança está através do exemplo.
Passar confiança ao time é saber que as pessoas vão se sentir mais tranquilas, que vão focar mais em si. É mostrar para eles que são importantes para a empresa.
Quanto mais confiança transmitida, menos dúvidas os colaboradores vão gerar, a dúvida gera a incerteza, e a incerteza gera baixa produtividade.
4. Dê empoderamento
O líder precisa passar o poder para que os colaboradores se tornem donos do processo, para que eles tenham autonomia em executar aquilo.
“Você é responsável pelo recebimento dos produtos” o bom líder deixa que o seu subordinado seja o gerente daquele processo. Isso torna a pessoa mais segura e confiante dentro da empresa.
5. Trabalhe com feedbacks
Depois que você delega uma tarefa a alguém é necessário dar feedbacks periódicos para mostrar o bom resultado e apresentar críticas construtivas.
Existem formas e formas de se dar um feedback. Uma resposta positiva é necessário para servir incentivando a buscar resultados melhores, e também é uma forma de motivar a pessoa.
Já o feedback negativo é essencial para reorientar. Mas cuidado, não pode ser feito de qualquer maneira, qualquer palavra errada pode ser desmotivador e gerar consequências para as próximas atividades que forem exercidas.
6. Ofereça condições de crescimento para sua equipe
Os profissionais devem se sentir sempre compreendidos e valorizados, sendo possível perceber o quanto são importantes para o alcance dos objetivos.
Reconhecer o potencial e os limites de cada um gera confiança, bem como aumenta a motivação no trabalho.
Esse entendimento sobre o que a empresa espera deles, gera impacto não só dentro da organização, mas também na vida pessoal de cada funcionário.
7. Foque nos objetivos empresariais
Você é movido por resultados e deve ser o maior responsável pelas atividades com a única finalidade de atingir as metas traçadas.
É preciso focar no desenvolvimento do negócio, dando atenção para os processos mais importantes e que vão gerar resultados para a companhia.
Junte suas habilidades para lidar com colaboradores e atingir soluções satisfatórias para o desempenho de sua equipe. Mas não esqueça da principal função dentro da empresa: atingir as metas.
8. Assuma a responsabilidade
Certamente, na sua carreira profissional irá existir momentos de sucessos e fracassos.
Um líder deve assumir toda a responsabilidade de uma tarefa, não apenas antes de aceitá-la, mas também após ser realizada.
Tanto quanto ele é responsável pelo sucesso de sua equipe, ele também deve ser responsável por qualquer falha. Ele representa toda a equipe assim o que quer que aconteça, ele é o único responsável.
9. Invista em crescimento
Mesmo que o gestor não tenha estudado ou tenha conhecimentos de TI, é fundamental observar o que há de novo no setor de tecnologia.
Tão importante quanto conhecer as inovações é ter a disposição e o apoio da equipe para implementá-las.
Isso porque, dependendo da solução que será adotada, os colaboradores podem precisar se submeter a treinamentos ou até mesmo desenvolver um novo mindset e uma nova cultura organizacional.
10. Use gatilhos mentais
Essa é uma tática bastante conhecida no universo do marketing e de vendas, mas que também pode ter uma clara relevância dentro do ambiente organizacional.
Eles podem ser um recurso relevante da comunicação, fazendo com que atuem a favor de objetivos importantes com o seu melhor desempenho, estimulando tomadas de decisão mais assertivas por meio da persuasão.
Alguns gatilhos mentais que o líder pode usar são: autoridade, reciprocidade e urgência. Para saber mais sobre gatilhos mentais na liderança, clique aqui.
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