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Última milha: O que é e quais são seus desafios?
No mundo da logística, o prazo de entrega é um dos fatores mais cruciais. É por isso que a última milha precisa ser levada a sério, pois ela é cheia de desafios. A última milha é o momento em que o pedido sai do centro de distribuição e precisa chegar ao cliente de forma rápida e segura.
Entender a importância desse prazo não é apenas uma questão de eficiência, mas também de satisfação do cliente. É por isso que neste artigo, vamos explorar como o prazo de entrega impacta a logística.
Com o grande aumento das compras onlines, garantir que os produtos cheguem no prazo correto se tornou um desafio. Porém, se você quer saber como diminuir cada vez mais o prazo de entrega e garantir um bom serviço de transporte, o seu lugar é aqui!
O que é última milha?
Essa etapa é considerada uma das mais importantes dentro do processo de entrega. Isso acontece porque é nessa fase que o consumidor recebe o produto que comprou. Tudo precisa ocorrer bem, pois é a última chance de causar uma boa impressão ao cliente.
Além disso, ela precisa ser muito rápida e sem erros. O intuito é garantir a satisfação máxima. E é por isso que a última milha é uma das etapas mais complexas e caras para as empresas de logística.
A última milha pode acontecer em diferentes locais, seja na casa de um cliente ou no ponto de retirada. No entanto, na maioria dos casos essa etapa se torna muito desafiadora para a cadeia de suprimentos. São vários fatores em jogo, congestionamento, altos custos e a necessidade de atender às expectativas dos clientes.
Ou seja, qualquer problema que possa acontecer causa um grande impacto na operação e na satisfação do cliente. É justamente por isso que as empresas sempre buscam otimizar essa fase.
Por que a eficiência logística é importante na última milha?
A eficiência é essencial porque é nesse momento que o cliente recebe o pedido. Portanto, uma entrega eficiente significa que o produto chega rápido, no prazo e sem danos. De uma certa forma, isso aumenta a satisfação do cliente e sua confiança na empresa.
Além de ser eficiente, a última milha também precisa reduzir custos, melhorando a usabilidade dos veículos, tempo e combustível.
Você já ouviu falar que tempo é dinheiro? Isso é levado muito a sério na logística, principalmente na última milha. Pois, ela é considerada a etapa mais cara do processo logístico. Dessa forma, qualquer melhoria pode fazer a diferença, gerando economia e eficiência na operação logística.
O que fazer para otimizar a logística de última milha?
A logística de última milha ou last mile como também é conhecida, tem um peso enorme. Ela é a única etapa em que não pode haver erros, falhas ou retrabalhos. Qualquer erro pode custar caro e comprometer o processo logístico.
Dessa forma, a otimização logística surge como uma estratégia inteligente para melhorar os resultados, veja agora:
Otimização de rotas
Usar softwares de roteirização é ideal para planejar as melhores rotas de entrega. Ajudando a diminuir o tempo de viagem e aumentar o número de entregas por veículo. Roteiros eficientes reduzem os custos com combustível, aumentando a produtividade.
Consolidação de cargas
Agrupe várias entregas em um único veículo sempre que possível. O resultado é um número de viagens cada vez menor. Isso quer dizer que você agrupa várias entregas em uma única viagem, reduzindo os custos operacionais.
A consolidação pode ser feita em centros específicos ou por meio de parcerias com outros fornecedores.
Utilizar tecnologias
Usar a tecnologia para fazer entregas na última milha é fundamental. Utilizando sistemas de rastreamento em tempo real, você é capaz de monitorar o progresso das entregas. Também é possível se comunicar diretamente com os motoristas e clientes. Melhorando a eficiência e evitando atrasos.
Parceria estratégicas
Colabore com outras empresas ou serviços de entrega a fim de compartilhar recursos e infraestrutura. É através dessas parcerias que é possível reduzir os custos e aumentar a eficiência na última milha.
Ofereça outras opções de entrega
Oferecer mais opções de entrega pode ser uma estratégia muito boa. Com entregas flexíveis é possível fazer entregas em horários noturnos ou fins de semana. Isso pode atender melhor às necessidades dos clientes, aumentando a satisfação geral.
Análise de dados
Use dados e métricas para entender o desempenho das entregas. Analise padrões e identifique áreas que precisam de melhorias. Com isso, você consegue tomar decisões melhores a fim de aprimorar todos os processos da sua logística.
Essas práticas ajudam a tornar a última milha mais eficiente, reduzindo custos e melhorando a satisfação do cliente a longo prazo.
Principais desafios da última milha 
Essa fase enfrenta vários desafios que podem afetar a eficiência da logística. Qualquer falha também pode impactar a satisfação dos clientes. Confira agora quais são os principais desafios:
1 – Custos elevados
Falamos anteriormente que a última milha é a etapa mais cara da logística. Os custos com combustível, manutenção de veículos e mão de obra são altos. Tudo isso influencia no preço do frete, entretanto, se o frete for caro demais, os clientes podem desistir da compra.
Portanto, deve-se ter uma estratégia inteligente a fim de controlar os gastos e otimizar o valor do frete por viagem.
2 – Gestão de devoluções
Com o aumento das compras onlines, muitas empresas não conseguem dar conta. São processos demorados, serviço de entrega de má qualidade. Isso acaba gerando insatisfação na devolução de muitos pedidos.
Ter um sistema assertivo para gerir a devolução é fundamental. Ajudando a manter sempre a confiança do cliente.
3 – Monitoramento
O rastreamento de mercadorias é fundamental na última milha. Ter acesso ao status da entrega em tempo real é muito importante. Por isso, as empresas precisam investir em tecnologia para monitorar os veículos continuamente. Pois, só assim é possível saber onde estão as entregas e quando chegarão.
4 – Atrasos e imprevistos
Atrasos sempre podem acontecer, seja por causa de acidentes, condições das estradas ou tráfego ruim. No entanto, precisamos sempre ter uma alternativa, uma carta na manga para quando algo der errado.
Todavia, planejar rotas alternativas é crucial para garantir que as entregas cheguem rapidamente.
5 – Falta de locais adequados para entrega
Em alguns casos, os clientes não estão disponíveis para receber os produtos, ou não há um lugar seguro para realizar a entrega. Oferecer horários de entregas flexíveis pode resolver esse problema em alguns casos.
Todas as etapas da logística tem seus próprios desafios. Criar estratégias inteligentes pode ajudar a superá-los. Porém, lembre-se: O melhor plano é aquele que se adapta às mudanças. – Sun Tzu.
Por que a última milha é uma das etapas mais caras da logística?
O que torna a logística de última milha mais cara são as entregas individuais. Mas o que isso quer dizer? Os produtos vão para vários locais, geralmente, um cliente por parada. Além de levar mais tempo, isso aumenta o custo por entrega.
Por outro lado, em áreas urbanas o trânsito costuma ser mais lento, gerando atrasos e aumento no consumo de combustível. Já nas áreas rurais, as distâncias costumam ser maiores, o que também aumenta os custos.
O transporte de mercadorias é um dos mais perigosos. Os índices de roubo de cargas, desvio de mercadorias só crescem. A única alternativa para isso é investir em segurança, cargas rastreáveis e seguro de carga. Isso custa muito caro, podendo comprometer ou aumentar os custos do transporte.
Como as soluções da Fusion podem melhorar a última milha?
As soluções da Fusion podem gerar uma grande transformação na logística de última milha. Através da tecnologia de última geração, como otimização de rota e monitoramento em tempo real, as empresas podem alcançar a redução de custos.
Com isso, é possível vencer os grandes desafios que essa etapa oferece. Implementar essas soluções é o primeiro passo para melhorar a eficiência e a satisfação dos clientes. Quer saber como a Fusion pode ajudar sua empresa a otimizar a última milha?
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