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Tecnologia transporta a distribuição para o centro dos negócios
A transformação digital tem realizado avanços tecnológicos que alcançam os mais diferentes mercados. Dentre os mais beneficiados está o segmento de logística, que é considerado uma das áreas mais estratégicas dos negócios e é natural que o desenvolvimento acelere com o tempo.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, tornando cada vez mais necessário garantir agilidade e praticidade, sem gerar erros no processo.
A tolerância com atrasos na entrega, por exemplo, tem se tornado cada vez menor e pode ser motivo para inviabilizar novas compras.
Segundo a pesquisa realizada pelo Ranking Abad/Nielsen 2021, mesmo durante a pandemia, o setor Atacadista Distribuidor registrou um faturamento recorde de R$ 287,8 bilhões em 2020, crescimento nominal de 5,2% sobre 2019.
A distribuição é peça-chave para os negócios dos mais variados tipos e segmentos, servindo como um braço estratégico de negócios tendo como principal foco atender as demandas de forma direta.
Para isso, percebe-se um movimento das empresas em investirem na expansão das operações da sua distribuição para regiões estratégicas e em tecnologias que facilitem os processos, além de promoverem um maior ganho de produtividade na operação.
5 maneiras de usar a tecnologia a favor das suas entregas
Processos manuais estão cada vez mais desaparecendo, são mais lentos, geram mais erros e são pouco confiáveis. As inovações tecnológicas são o diferencial de empresas que querem sair na frente da concorrência e se preparar para o mercado dinâmico.
Mas, além disso, conectar as estratégias logísticas à soluções tecnológicas, pode potencializar a qualidade do trabalho realizado pela empresa. Confira abaixo dicas de como usar a tecnologia a seu favor.
1. Rastreamento de cargas
Cada vez mais os clientes querem saber informações em tempo real sobre as entregas. Com isso, para as empresas é fundamental ter mecanismos de rastreamento de cargas, já que possíveis problemas podem ocorrer no dia a dia.
Ela facilita muito a vida dos caminhoneiros e transportadoras. Com a ajuda dos recursos de rastreamento, o gestor pode acompanhar todo o trajeto do veículo, desde o ponto de partida até o destino, passando por todos os outros pontos que compõem a rota planejada.
2. Integração com processos
Sistemas integrados permitem que a comunicação seja fluida e, muitas vezes, realizada em tempo real. Isso faz com que processos sequenciados recebam automaticamente as informações, agilizando a conclusão das atividades.
Com isso, se obtém ganho e agilidade na comunicação, aumento da produtividade, maior segurança das informações, redução de erros e de custos.
3. Tecnologia Mobile
A gestão de equipes externas pode ser aprimorada através da utilização da tecnologia mobile, que permite o acesso ao sistema e às informações de qualquer lugar, a qualquer momento.
Sendo assim, ela pode ser usada por gestores, colaboradores que trabalham viajando constantemente e mesmo por motoristas, que podem reportar o status das viagens, apontar ocorrências ou comunicar qualquer situação.
4. Relacionamento com parceiros
A logística é uma das áreas com maior contato com o cliente final, já que está relacionada diretamente com o processo de entrega dos itens adquiridos.
Existe uma ferramenta de gestão, chamada de CRM — ou Gestão do Relacionamento com o Cliente — que ajuda a redirecionar os processos de negócios, voltando o foco para atender a satisfação dos clientes e mantendo uma base de dados com informações importantes sobre cada um deles.
Apesar de ser uma ferramenta comercial, nela, é possível obter feedback dos parceiros que ajuda a identificar possíveis falhas e a criar planos para corrigir os problemas e aumentar a qualidade.
5. Gestão de estoque
A gestão de estoques ainda é vista como uma área operacional, sob a gestão da logística. Porém, sua rotina pode impactar nas áreas de vendas, compras e financeira, podendo trazer grandes prejuízos, visto que a composição do estoque é feita utilizando o capital de giro.
Nesse sentido, pode contar com um sistema que permite a automatização dos processos, trazendo melhorias para a execução das atividades.
Dessa forma, é possível eliminar a necessidade de trabalhos manuais, reduzir os índices de erros e retrabalhos, aumentar a segurança, a confiabilidade das informações e a produtividade.