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Taxa de entrega: O que fazer para reduzir custos?
Na logística a taxa de entrega é um tema que levanta muitos debates. Isso acontece porque é algo que afeta não só os clientes, mas também as empresas. Por isso, há sempre discussões sobre como amenizar os custos de entrega.
Entender como isso funciona é essencial para melhorar a experiência de compra do cliente a longo prazo. Dessa forma, ainda é possível ter uma margem de lucro alta sem abrir mão da qualidade de entrega.
A entrega de produtos e comidas estão cada vez mais presentes no dia a dia. As pessoas estão muito preocupadas com sua vida financeira, por isso precisam economizar dinheiro. Sendo assim, altas taxas de entrega podem ser prejudiciais para os consumidores.
Neste blog você vai entender como diminuir os custos de entrega sem precisar fazer grandes mudanças em suas operações. Continue lendo e veja como impulsionar alguém a comprar algo apenas com boas taxas de entregas!
O que é a taxa de entrega para a logística?
Costuma ser o valor cobrado pelo transporte e entrega de mercadorias do ponto inicial até o destino final. Geralmente essa taxa é aplicada em vários contextos, principalmente em E-commerce.
Dessa forma, o que impacta no valor da taxa é a distância entre a origem e o destino final. Sobretudo, quanto maior a distância mais caro fica para fazer a entrega. Isso é questão de logística, quanto maior a distância, mais horas trabalhadas, mais consumo de combustível e manutenção. Tudo isso influencia no preço final.
Além do mais, o peso e o volume dos itens transportados também afetam o custo. Quanto mais pesado ou volumoso, mais caro. Isso acontece porque cargas como essas exigem um manejo e um transporte mais cauteloso.
Outro fator que também impacta são as entregas urgentes. Entregas expressas ou rápidas costumam ter um custo adicional em comparação com os padrões. Produtos refrigerados ou frágeis também estão sujeitos a taxas adicionais.
Como é medida a taxa de entrega?
Ela é calculada baseada em vários critérios. Desde o tipo de carga até os custos operacionais envolvidos nos processos. Confira abaixo os principais fatores para calcular a taxa de entrega na logística.
1 – Peso e volume
Esse é um dos métodos mais comuns. É baseado no peso (quilogramas) e volume (metros cúbicos). O cálculo é feito levando em consideração o espaço ocupado pelo produto em relação ao peso real.
Esse método é geralmente usado no transporte aéreo e marítimo.
2 – Distância
Aqui, a taxa pode ser calculada com base em faixas de distância ou de forma mais precisa, utilizando a quilometragem exata. Contudo, com maior for a distância mais caro são os custos de entregas.
3 – Modalidade de transporte
A escolha do modal de transporte tem impacto no valor da taxa. Cada modalidade tem seus próprios custos operacionais. O cálculo leva em consideração esses custos mais específicos. Tudo vai depender da ocasião, se você quiser entregar com mais rapidez pode usar o transporte aéreo, entretanto, o rodoviário é mais barato.
4 – Localidade
Locais com difícil acesso ou até mesmo áreas rurais podem sofrer com custos adicionais. Isso acontece por causa dos desafios que a logística enfrenta para fazer a entrega. Quanto mais remoto for o local, mais custos extras são envolvidos no processo de entrega. Nesses casos, você deve pensar bem se vale a pena pedir uma entrega.
5 – custos operacionais
Ainda existem os custos variáveis que são: Combustível, pedágios, mão de obra, manutenção dos veículos e custos administrativos. Esses são os custos considerados no cálculo da taxa de entrega. Reajustes no preço do combustível, por exemplo, podem levar a ajustes nas taxas.
Sobretudo, empresas de logística usam sistemas de gestão de transportes e outros softwares especialistas para calcular as taxas com mais precisão. Geralmente, costumam usar todas as variáveis citadas.
Qual a importância da taxa de entrega para os negócios?
A taxa de entrega é necessária para os negócios. Pois é ela quem cobre os custos operacionais envolvidos no transporte rodoviário. Essa cobertura é essencial para a reserva de emergência da empresa de logística.
Ela também serve como fonte de receita para obter lucros. O intuito é reinvestir esse saldo em melhorias nos serviços de entregas. Sobretudo, as empresas que têm controle sobre essa receita conseguem equilibrar o custo sobre a receita.
Como falamos anteriormente, a taxa de entrega afeta de forma direta a satisfação dos clientes. Ser transparente quanto aos custos é necessário para trazer um bem-estar aos consumidores. Isso permite a eles escolherem a melhor opção para suas necessidades. Sendo assim, ofereça taxas de entregas justas e claras.
Por fim, a taxa de entrega não precisa ser um pesadelo para você. Use ela como uma estratégia de vendas para o seu negócio e veja os lucros aumentarem. Confira essa dica: Em períodos de alta demanda, faça ajustes nas taxas para equilibrar a carga de trabalho e aumentar a eficiência operacional.
Qual o comportamento do consumidor atual?
Chegamos em um tópico sensível. Não pense que os consumidores são mão de vacas. A educação financeira só cresceu nos últimos anos, saber como economizar dinheiro é fundamental para se sair bem.
O cartão de crédito é válido, mas para quem entende sobre educação financeira sabe que é mais vantajoso comprar à vista. O risco de endividamento é menor. Se programar para comprar um produto é melhor do que comprar parcelado.
Sem contar que em compras à vista geralmente tem descontos e no cartão de crédito não. Isso é mais uma vantagem para o consumidor.
Valores, baixos e descontos despertam uma sensação de prazer nos consumidores. Por isso, as pechinchas são tão chamativas. Se você, empresa quer reter mais clientes, se adapte aos novos comportamentos.
Como a gestão de entregas pode auxiliar nesse novo comportamento?
Quem quer guardar dinheiro sempre procura por pechinchas, isso é muito comum no Brasil, nós brasileiros adoramos descontos. Contudo, uma gestão de entregas eficiente pode oferecer várias maneiras para o consumidor economizar dinheiro, confira!
1 – Entregas mais baratas
Uma boa gestão de entregas oferece opções de entrega com diferentes prazos e preços. Um exemplo disso é a entrega padrão, ela é mais barata que a entrega expressa. Isso permite ao consumidor escolher a melhor opção para ele sem comprometer seu orçamento ou prazo de entrega.
2 – Faça um programa de fidelidade
Algumas empresas de logística oferecem descontos imperdíveis para clientes que compram muito. Isso pode reduzir tarifas, obter frete grátis com pontos acumulados em ofertas especiais. Essas iniciativas fazem o consumidor economizar ao longo do tempo.
Para quem tem uma fonte de renda baixa, descontos são fundamentais para aumentar o consumo de produtos e serviços.
3 – Otimização de rotas
Empresas que usam tecnologias de roteirização e colocam em prática uma boa gestão de entregas podem reduzir custos operacionais. A consequência disso é sinônimo de economia para os consumidores.
Rotas otimizadas significam menos KM rodados e menos tempo de viagem, todavia, isso resulta em taxas de entregas mais baixas.
Portanto, uma gestão de entregas bem executadas beneficia não somente o consumidor, mas também a empresa.
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