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Satisfação do cliente: Aumente resultados com a logística
Cada vez mais a satisfação do cliente tem sido um dos critérios bem mais observados nos dias atuais. Isso acontece porque os consumidores estão cada vez mais exigentes e em busca de boas experiências.
Diante dessa situação, as empresas estão buscando melhores processos para dentro das suas empresas. Contudo, o intuito é tentar manter os clientes oferecendo produtos ou serviços de qualidade.
A satisfação do cliente é um dos pontos importantes dentro de uma empresa, pois fidelizar clientes não é uma tarefa fácil. Entretanto, quando se trata de conquistar novos clientes é que se torna mais difícil.
Qual o papel da logística dentro de uma empresa?
Todavia, a logística tem grande importância na otimização dos processos operacionais de uma empresa. Portanto, com uma estratégia logística bem pensada é possível atender as demandas do mercado de forma sustentável, eficiente e econômica.
Ademais, a missão da logística é desenvolver uma gestão eficiente de todos os processos logísticos que envolvem a cadeia de suprimentos da empresa. São eles: Fluxo de matérias primas, produtos e informações.
Decerto, a logística busca melhorar os processos para gastar menos, oferecer serviços melhores e deixar os clientes mais satisfeitos.
Como a logística pode impactar na satisfação do cliente?
Anteriormente citamos a otimização dos processos logísticos e como eles podem trazer bons resultados para as empresas. Sobretudo, uma logística bem otimizada e com seus processos alinhados, melhora o fluxo de vendas da empresa o que traz mais lucros.
Além disso, a logística bem resolvida cria uma imagem positiva da empresa além de torná-la qualificada. Entrega rápidas e sem atrasos é resultado de uma logística bem aplicada.
Certamente, bons processos logísticos facilitam a experiência de compra desde a facilidade de fazer pedidos até a entrega sem complicações. Embora, também é possível garantir uma comunicação limpa com os clientes, deixando eles informados sobre o status do pedido.
Essas são apenas algumas das diversas formas que a logística pode impactar a satisfação do cliente dentro de uma empresa.
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Qual a importância da satisfação do cliente?
Conquanto, a satisfação do cliente é crucial para o sucesso de qualquer empresa, ela afeta a retenção de clientes, a receita a longo prazo e a imagem da marca. Clientes satisfeitos tendem a gastar mais, permanecer leais e recomendar a empresa a outros.
A satisfação do cliente é importante para as empresas pois funciona como um indicador de performance. É a partir daí que é possível saber que a empresa está atendendo as expectativas dos seus clientes.
Philip Kotler é conhecido por suas contribuições para a teoria e prática do marketing. Ele enfatiza a importância da satisfação do cliente como um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa
É possível medir a satisfação do cliente?
Em algum momento você deve ter parado para pensar se é possível medir a satisfação do cliente, não é mesmo? A resposta é sim!
Contudo, essa medida é feita com base no net promoter score nps. É uma métrica criada por Fred Heichheld em 2003 para medir a lealdade dos clientes. É a partir desse cálculo que é possível medir o nível de fidelidade dos seus clientes.
Surpreenda seus clientes com o overdelivering
Quando alguém compra algo fica na esperança de receber apenas o item que comprou, isso é um fato. Mas o overdelivering pode oferecer uma experiência satisfatória para seus clientes.
Overdelivering é o conceito de entregar algo a mais para o cliente, algo que ele jamais esperava receber. É como se fosse um mim por ele ter comprado com tal empresa. Os clientes podem receber um brinde, uma embalagem mais chamativa, voucher, entre outras coisas.
3 dicas para aumentar a satisfação do cliente
- Reduza o tempo de entrega:
Para haver uma redução considerável no tempo de espera da entrega é preciso otimizar suas operações logísticas. Afinal, deve-se aprimorar a gestão do estoque, o processamento do pedido, o picking e a expedição.
Também é recomendado usar a tecnologia a seu favor. Invista em um software roteirizador, invista na Fusion como bem citamos anteriormente.
- Tenha uma boa logística reversa
A logística reversa são estratégias para recolher e prosseguir com o processo pós venda ao destino inicial do produto, ou seja, a empresa. O intuito é garantir que os resíduos vão para o lugar correto.
Portanto, evite ter que colocar a logística reversa em prática na sua empresa. Quando isso acontece é porque houve uma troca ou devolução do produto oferecido por sua empresa. Na maioria das vezes há um custo maior para reenviar o produto em caso de troca.
- Fique por dentro das suas operações logísticas
Analisar e compreender o desempenho das suas operações é essencial para garantir o bom atendimento ao cliente. Aliás, alguns KPIs conseguem informar se os pedidos estão dentro do prazo ou não, ainda é possível analisar a qualidade do produto.
5 formas de melhorar a experiência do cliente através da logística, confira!
- Garantir rapidez no despacho do pedido;
- Cumprir os prazos de entrega;
- Oferecer serviços de rastreamento;
- Ter um bom sistema de comunicação;
- Ofereça serviço de entregas personalizadas.
Uma boa logística é responsável por elevar o nível dos serviços das empresas, gerar lucro, vendas e o melhor, fidelizar clientes!
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