Índice
Roteirização automática reduz custos?
A roteirização automática reduzir os custos, aumenta a produtividade e de quebra mantém o nível de serviço. Quer saber como a tecnologia pode te ajudar nestes objetivos? Chegou a hora de deixar as perguntas e dúvidas de lado e se deparar com as respostas.
Portanto, estamos vivendo um momento de forte concorrência. A formação de preços se transformou em uma engenharia reversa onde o empresário busca o possível e o impossível para manter a vantagem competitiva e a lucratividade. Entretanto, as palavras-chaves que realmente diferenciam uma empresa de outra é a eficiência de sua operação. Isso tanto no quesito fidelização do cliente, quanto na rentabilidade de sua operação.
Vale a pena automatizar processos?
A princípio, a automatização de processos é fundamental! Contudo, nas últimas duas décadas, o momento de automatizar os processos mais básicos, como o envio de pedidos, faturamento e controles financeiros exigia um grande grupo de envolvidos e causava grande descontrole em operações maiores.
Sobretudo, o que percebemos foi uma automatização da logística de armazenagem, evitando operações manuais gigantescas e forte índice de perda de mercadorias. Agora, estamos vivendo a era de automatizar a gestão de entregas, um dos maiores centros de custo das operações.
“A utilização de rotas periódicas como áreas de entrega é um conceito ultrapassado quando podemos utilizar um software que analise automaticamente trajetos distintos para cada carga a ser formada.”
Carlos Portela – Veneza Distribuidora
Certamente, por não terem tempo suficiente para formar todas as cargas diárias, por não terem “ferramentas” que auxiliem com a distância entre os clientes, ou até mesmo a localização exata do cliente em um mapa, portanto, o colaborador responsável por formar as cargas não chega perto de otimizar a utilização da frota da empresa, realizando agrupamentos mais lógicos possíveis com o intuito de atender todas as entregas e utilizar os veículos em sua plena capacidade.
É exatamente neste ponto que o Fusion DMS traz seu primeiro grande benefício. Entretanto, nossa solução possui mapas atualizados constantemente pela Google e, processados durante a fase de implantação, a fim de mandar a localização exata de cada cliente no mapa. Mas não é só isto. O serviço é baseado em diretrizes de roteirização.
Exemplos:
- Clientes com janela de entrega;
- Clientes especiais;
- Tipos de veículos com suas Capacidades (Peso e Cubagem);
- Áreas com restrições a tipos de veículos;
- Tempo máximo de execução por área;
- Número máximo de entregas.
Como funciona o Fusion DMS?
O Fusion DMS analisa as entregas das áreas selecionadas e, mediante a disponibilidade dos veículos, forma automaticamente as cargas com a divisão das entregas, calculando inclusive a melhor sequência para realização das entregas e os trajetos (a nível de ruas) que os veículos devem percorrer durante a execução das cargas.
“O Fusion DMS … forma automaticamente as cargas … calculando inclusive a melhor sequência para realização das entregas e os trajetos (a nível de ruas).”
Portanto, o colaborador que passava horas montando uns “quebra cabeças” para encaixar todas as entregas, recebe uma visualização no mapa de todas as cargas formadas em poucos instantes, podendo realizar ajustes finos e efetivá-las em seu sistema. Além disso, a frota passa a ser utilizada da melhor forma possível. Em outras palavras, a solução reduz significativamente a quilometragem rodada pelos veículos durante o mês.
Como boa parte dos custos das entregas variam proporcionalmente com a quilometragem rodada, os custos baixam na mesma proporção. Outro efeito que se percebe é a utilização de menos veículos para uma demanda equivalente ou a redução do tempo de entrega para o cliente final.
Consequências da roteirização automática
Por fim, após alguns poucos meses de automatização da roteirização um outro efeito interessante surge: o aumento da eficiência comercial. Os clientes se tornam mais fiéis e até pagam “um pouco” mais caro para terem o seu serviço. Isto tem uma explicação simples: a melhoria do nível de serviço das suas entregas permite que seu cliente final trabalhe com estoques mais baixos e reposições mais frequentes, ou seja, o seu cliente final aumenta sua eficiência operacional.
Não é isto que todos os empresários estão buscando?