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Quais as Etapas da Gestão de Entregas?
O processo de entrega é o mais importante em empresas que as fazem. Contudo, é a conclusão da venda para o cliente, mas se a transferência atrasar ou falhar, seu cliente, ficará insatisfeito. Portanto, existe uma importância em mapear todas as etapas do processo da gestão de entregas e garantir que exista soberania na gestão de cada passo.
Há alguns pré-requisitos (diretrizes) para uma boa gestão:
- Identificar horários de corte dos pedidos;
- Identificar prazos de atendimento por área ou faixa de distância;
- Identificar limites de tempo máximo de execução das cargas;
- Identificar clientes especiais que precisam de atendimento diferenciado;
- Identificar e qualificar a frota de veículos, estabelecendo capacidades de peso, cubagem e quantidade de entregas;
- Identificar claramente e corretamente a localização de entrega de cada cliente;
As atividades chaves deste importante processo são:
- Diariamente, agrupar os pedidos em cargas:
- Respeitar o prazo máximo de entrega dos pedidos;
- Definir o veículo, condutor e ajudante da carga;
- Estabelecer a sequência de entrega (dado essencial para logística);
- Utilizar de forma plena a frota, sem exceder nem subutilizar a capacidade;
- Agrupar pedidos com localização semelhante;
- Estimar tempo total de execução para não exceder limite pré-estabelecido;
- Alocar clientes especiais ou com janela de entrega estratégicas;
- Prever serviços extras como coletas, paradas, reentregas, etc;
- Prever questões geográficas (trânsito, balsas, pedágios, etc).
- Carregar o veículo na ordem reversa de entrega;
- Fornecer ao condutor e ajudante (se houver) dados necessários para execução da carga;
- Monitorar se o planejamento está sendo seguido;
- Identificar e tratar desvios no planejamento;
- Conferir resultado final da carga no seu retorno;
- Tratar reentregas (entregas que ficaram pendentes);
- Gerir a jornada de trabalho dos condutores, tratando horários extras e folgas para compensações;
- Gerir a produtividade dos condutores, estabelecendo metas e premiações;
- Gerir o consumo de combustível por veículo e condutor, estabelecendo metas e premiações;
- Gestão da manutenção da frota;
- Gestão de riscos e seguros das cargas e da frota.
Contudo, percebemos que a gestão das entregas é um conjunto extenso de processos. Mas alguns passos são trabalhosos e minuciosos. Entretanto, sem ferramentas para apoiar esta gestão, falhas ocorrem, problemas surgem e o pior: a qualidade cai, deixando os seus clientes insatisfeitos, atrapalhando o setor comercial da sua empresa.
“sem ferramentas para apoiar esta gestão, falhas ocorrem, problemas surgem e … a qualidade das entregas caem”
O Fusion DMS possui funcionalidades para automatizar ou auxiliar cada etapa do processo de gestão de entregas.
Alguns exemplos:
- Roteirização e formação de cargas automáticas;
- Relatório de embarque das mercadorias considerando a ordem inversa de entregas;
- Aplicativo Mobile para motorista com funcionalidades on-line (em tempo real):
- Dados completos de cada entrega, como ordem de entrega, endereço, NFs, itens das NFs, volumes a entregar, títulos a receber, vendedor, dados completos do cliente;
- Integração com o Google Navigator (GPS com guia por voz) para locais de cada entrega;
- Caixa de despesas e recebimentos;
- Conferência dos volumes de cada entrega por código de barras;
- Envio e recebimento de mensagens para a central;
- Re-roteirização durante a execução da carga pela central (modificação do plano durante execução);
- Envio de status das entregas (realizada, devolvida, adiada, pendente);
- Envio de alertas e eventos (parada não programada, abastecimentos, quebras, etc).
- Geomonitoramento das transferências;
- Relatórios de produtividade dos condutores;
- Relatório de consumo médio dos condutores;
- Relatório de Jornada de trabalho dos condutores;
- Controle de reentrega;
- Controle de fechamento da carga.