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    Quais as Etapas da Gestão de Entregas?

    O processo de entrega é o mais importante em empresas que as fazem. Contudo, é a conclusão da venda para o cliente, mas se a transferência atrasar ou falhar, seu cliente, ficará insatisfeito. Portanto, existe uma importância em mapear todas as etapas do processo da gestão de entregas e garantir que exista soberania na gestão de cada passo.

    Há alguns pré-requisitos (diretrizes) para uma boa gestão:

    • Identificar horários de corte dos pedidos;
    • Identificar prazos de atendimento por área ou faixa de distância;
    • Identificar limites de tempo máximo de execução das cargas;
    • Identificar clientes especiais que precisam de atendimento diferenciado;
    • Identificar e qualificar a frota de veículos, estabelecendo capacidades de peso, cubagem e quantidade de entregas;
    • Identificar claramente e corretamente a localização de entrega de cada cliente;

    As atividades chaves deste importante processo são:

    • Diariamente, agrupar os pedidos em cargas:
      • Respeitar o prazo máximo de entrega dos pedidos;
      • Definir o veículo, condutor e ajudante da carga;
      • Estabelecer a sequência de entrega (dado essencial para logística);
      • Utilizar de forma plena a frota, sem exceder nem subutilizar a capacidade;
      • Agrupar pedidos com localização semelhante;
      • Estimar tempo total de execução para não exceder limite pré-estabelecido;
      • Alocar clientes especiais ou com janela de entrega estratégicas;
      • Prever serviços extras como coletas, paradas, reentregas, etc;
      • Prever questões geográficas (trânsito, balsas, pedágios, etc).
    • Carregar o veículo na ordem reversa de entrega;
    • Fornecer ao condutor e ajudante (se houver) dados necessários para execução da carga;
    • Monitorar se o planejamento está sendo seguido;
    • Identificar e tratar desvios no planejamento;
    • Conferir resultado final da carga no seu retorno;
    • Tratar reentregas (entregas que ficaram pendentes);
    • Gerir a jornada de trabalho dos condutores, tratando horários extras e folgas para compensações;
    • Gerir a produtividade dos condutores, estabelecendo metas e premiações;
    • Gerir o consumo de combustível por veículo e condutor, estabelecendo metas e premiações;
    • Gestão da manutenção da frota;
    • Gestão de riscos e seguros das cargas e da frota.

    Contudo, percebemos que a gestão das entregas é um conjunto extenso de processos. Mas alguns passos são trabalhosos e minuciosos. Entretanto, sem ferramentas para apoiar esta gestão, falhas ocorrem, problemas surgem e o pior: a qualidade cai, deixando os seus clientes insatisfeitos, atrapalhando o setor comercial da sua empresa.

    “sem ferramentas para apoiar esta gestão, falhas ocorrem, problemas surgem e … a qualidade das entregas caem”

    O Fusion DMS possui funcionalidades para automatizar ou auxiliar cada etapa do processo de gestão de entregas.


    Alguns exemplos:

    • Roteirização e formação de cargas automáticas;
    • Relatório de embarque das mercadorias considerando a ordem inversa de entregas;
    • Aplicativo Mobile para motorista com funcionalidades on-line (em tempo real):
      • Dados completos de cada entrega, como ordem de entrega, endereço, NFs, itens das NFs, volumes a entregar, títulos a receber, vendedor, dados completos do cliente;
      • Integração com o Google Navigator (GPS com guia por voz) para locais de cada entrega;
      • Caixa de despesas e recebimentos;
      • Conferência dos volumes de cada entrega por código de barras;
      • Envio e recebimento de mensagens para a central;
      • Re-roteirização durante a execução da carga pela central (modificação do plano durante execução);
      • Envio de status das entregas (realizada, devolvida, adiada, pendente);
      • Envio de alertas e eventos (parada não programada, abastecimentos, quebras, etc).
    • Geomonitoramento das transferências;
    • Relatórios de produtividade dos condutores;
    • Relatório de consumo médio dos condutores;
    • Relatório de Jornada de trabalho dos condutores;
    • Controle de reentrega;
    • Controle de fechamento da carga.

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