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Por que meus processos logísticos não são tão eficientes?
A logística vem mudando o comportamento do consumidor e das empresas pela forma que atendem aos seus clientes. Todas as empresa utilizam processos logísticos, organizando o fluxo de informações, materiais e pessoas, desde o recebimento até a entrega final ao cliente.
Mas afinal, como aumentar a eficiência dos processos logísticos?
A busca pela eficiência na logística deve ser algo constante nas empresas. Pois, um simples erro durante qualquer etapa, pode atrapalhar toda a gestão de entregas, prejudicando a credibilidade com seus clientes.
O objetivo macro de um processo logístico é tentar encontrar a melhor forma de se produzir e distribuir, considerando a forma como o mercado utiliza estes produtos.
Acompanhe a eficiência de seus processos logísticos e evite falhas
Grande parte dos problemas de produtividade e queda na eficiência das operações estão ligados a gargalos que prejudicam a execução de determinada tarefa.
Utilizar, acompanhar e aplicar métricas de desempenho na logística tornou-se um diferencial por otimizar processos logísticos que possibilitam evitar falhas.
Da mesma forma, a eficiência é um trabalho que exige alinhamento de processos e acompanhamento dos resultados a curto, médio e longo prazo.
Há 3 formas principais de estruturar parâmetros para realizar acompanhamento dos resultados:
- Análise de mercado: Significa acompanhar a concorrência, estudar novos modelos operacionais, conhecer tecnologias que promovem inovação e realizar pesquisas de mercado;
- Criação de indicadores de desempenho: Analisar a performance é essencial. Métricas quantitativas podem apenas confundir os gestores. Assim, busque por aspectos qualitativos da sua operação. Afinal, a eficiência logística nem sempre se trata de fazer mais, mas sim em fazer melhor.
- Análise de resultados: Para tomadas de decisão assertivas, é preciso estudar os relatórios constantemente. Só isso poderá determinar se as métricas estão sendo cumpridas e se, de fato, elas condizem com as necessidades do mercado.
Maior qualidade, com mais eficiência e menos erros
Com os mercados cada vez mais competitivos, as empresas precisam encontrar meios de eliminar suas falhas e tornar suas operações cada vez mais eficientes, obtendo ganho em qualidade.
Por meio dessas melhorias, a busca pela excelência nos negócios passa a ser constante, criando vantagem competitiva.
Quando não existe essa preocupação com a identificação das falhas, a tendência é que a desorganização cresça, aumentando o risco de erros e necessidade de retrabalho, elevação dos custos, perda de lucratividade, entre outros problemas que podem prejudicar a imagem da empresa.
Existem certos fatores básicos que todo gestor deve levar em conta como estratégia de desenvolvimento. Separamos algumas dicas para que o caminho da eficiência logística seja o mais fácil e natural possível.
Faça cheklist
É correto afirmar que o checklist é uma ferramenta que nos auxilia a diminuir nossos erros. E na logística isso não seria diferente. Porém, além disso, as listas de verificação nos auxiliam a criar um processo para cada motorista da nossa empresa.
Isso é importantíssimo, afinal, antes de fazer uma entrega, por exemplo, o seu colaborador precisa garantir estar seguindo todos os protocolos de segurança necessários para o manejo da carga em questão.
Priorize sempre o atendimento
Para garantir um atendimento de excelência, não basta que o produto seja de qualidade e que a entrega ocorra dentro do prazo se o cliente não está totalmente satisfeito.
É preciso viabilizar canais de atendimento, ouvir dúvidas, críticas e sugestões e utilizá-las como parâmetros para melhorar processos logísticos, com base na necessidade do seu próprio público-alvo.
O relacionamento construído com o cliente é essencial para a construção de uma imagem positiva do seu negócio.
Inove-se: logística sem tecnologia é coisa do passado
Atualmente, a eficiência logística caminha de mãos dadas com a tecnologia, uma vez que ferramentas inovadoras permitem às empresas o destaque no mercado.
Nesse sentido, os padrões de consumo também estabelecem que operações lentas, que não fornecem informações em tempo real, estão obsoletas.
Assim, um negócio que não se moderniza é incapaz de alcançar a eficiência logística. Imagine competir com sistemas de armazenagem e automação de emissão de documentos, fazendo todas as tarefas de forma manual. Não tem comparação, não é mesmo?
Elabore previsões de demandas: cuidado com as sazonalidades
Provisionar vendas também é uma tarefa recomendável para administrar melhor os estoques. Há períodos em que o consumo pode variar, como próximo a datas comemorativas.
Movimentações do próprio mercado também determinam a necessidade de manter mais recursos em estoque. Observar históricos de compras anteriores, fazer comparativos e estabelecer projeções de vendas são tarefas importantes nesse sentido.
Assim, utilize métodos de previsão de demanda para criar metas de faturamento, definindo a quantidade de itens que podem ser produzidos em determinado prazo.
Mantenha uma equipe engajada
A eficiência logística não deve ser uma meta somente do gestor. O sucesso é definido com base no comprometimento e melhoria de todos os envolvidos. E é por isso que cada colaborador deve estar devidamente treinado para suas funções e preparado para buscar resultados melhores naquilo que faz.
Por fim, faça uma pesquisa entre as equipes, visando entender o seu domínio de equipamentos e sistemas e se há integração entre todos.