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Pedágio Free Flow: O que é e como funciona?
A grande maioria das pessoas já precisaram passar por um pedágio ao menos uma vez na vida. Sabemos que é algo muito importante, mas que pode se tornar um pouco chato, mas o pedágio Free Flow veio para mudar.
Não pense que os pedágios atrapalham suas viagens, eles são muito necessários. No Brasil, a taxa cobrada pelos pedágios são para manter as estradas em boas condições de uso. Além disso, os recursos servem para remunerar quem administra as estradas.
Em 2021 o CTB ou código de trânsito Brasileiro permitiu a introdução do sistema Free Flow nas rodovias nacionais. Essa mudança facilitou a rotina dos motoristas. Agora, é possível automatizar o pagamento utilizando a placa do veículo ou uma tag.
Mas o que é Pedágio Free Flow?
O pedágio free flow é um tipo de pedágio que funciona sem precisar de cabines de cobrança. Dessa forma, o motorista não precisa parar o seu veículo para realizar o pagamento da tarifa. Todavia, a cobrança da tarifa é automática e acontece quando o veículo tem passagem pelos pórticos.
Na América Latina o Chile é o único país que utiliza o pedágio de fluxo livre. Países mais avançados como China e Estados Unidos já utilizam o sistema free flow a muito tempo.
O pedágio free flow começou a ser usado no Brasil em março de 2023 na rodovia Rio – Santos ou BR – 101. Essa rodovia conecta São Paulo ao Rio de Janeiro. Dessa forma, é viável automatizar o pagamento por meio da utilização da placa do veículo ou de uma tag.
Como funciona o pedágio Free Flow?
Contudo, a forma de pagamento nesse sistema de pedágio funciona das seguintes formas: Cada veículo precisa ter a Tag Porto. Instalada no para-brisa a tag é escaneada pelas praças de pedágio. Também é possível a leitura da placa do automóvel.
Ao usar a Tag Porto a cobrança automática pode vir direto na fatura do cartão de crédito ou débito. Ainda existem as modalidades pré-pago e pós-pago, dessa forma é possível efetuar o pagamento via PIX.
Se o motorista resolver pagar a fatura no cartão de crédito Porto Bank ele terá direito a descontos. No entanto são descontos a partir de 5%, tudo vai depender da frequência que o motorista passa pelas rodovias e vias urbanas.
Confira agora os dois tipos de descontos
O primeiro desconto é o básico de tarifa ou DBT, ele é oferecido a todo tipo de veículo. O valor de desconto fixo que é 5%.
Já o segundo é o desconto de usuário frequente, o DUF será oferecido de forma exclusiva aos veículos de passeio. Entretanto, funciona da seguinte forma: Ao passar duas vezes no mesmo ponto de pedágio, durante o mesmo mês e no mesmo sentido. Os valores estimados são acima dos 5%.
Por outro lado, quem escolheu pagar manualmente através da placa terá 15 dias corridos para as tarifas devidas. É necessário acessar o portal web da concessionária, WhatsApp ou o APP da CCR RioSP.
Caso não ocorra o pagamento será cobrado uma multa no valor de R$195,23 e 5 pontos na carteira. Essa multa vai de acordo com o artigo 209 do código de trânsito brasileiro.
Afinal, quais as vantagens do sistema livre de passagem?
A maior vantagem do pedágio free flow é a cobrança justa para todos que utilizam as rodovias. Os preços são estabelecidos de acordo com a quilometragem rodada por cada motorista.
Além disso, o trânsito fica cada vez mais livre. Todavia o pagamento automático reduz engarrafamentos e diminui o tempo de viagem. Quando os veículos não precisam parar nos pedágios a poluição também diminui e o gasto com combustível é menor.
Veículos que passam com frequência nos pedágios costumam apresentar problemas nos freios. Portanto, o pedágio free flow proporciona maior economia tendo em vista que não precisa mais parar.
O risco de acidente também diminui, já não é mais necessário ficar trocando de faixa ou variar a velocidade.
O maior desafio do pedágio Free Flow no Brasil
A grande maioria dos brasileiros ainda não aderiram ao pedágio free flow, são mais de 25%. Dados como esse fazem parte de uma pesquisa feita pela FSB. Tornar a população consciente dessa nova modalidade é pode ser um trabalho árduo, mas muito importante para o trânsito nacional.
Sobretudo, uma outra dificuldade é a grande extensão do território brasileiro que dificulta a instalação de novos pórticos. São inúmeras as rodovias federais, estaduais e municipais que fazem ligações entre si.
Cidades brasileiras com pedágio Free Flow
O novo sistema free flow vem se tornando conhecido e ganhando destaque em algumas cidades brasileiras. O pedágio free flow tem facilitado em grande escala o trânsito nessas regiões.
São Paulo foi uma das primeiras cidades a receber o pedágio de fluxo livre. Algumas das suas rodovias mais movimentadas já estão com o pedágio. Seguindo o exemplo de São Paulo, o Rio de Janeiro já começou com sua implementação.
Já em Porto Alegre a fase de teste começou e logo mais o sistema será implementado em suas rodovias. Em Belo Horizonte ainda está sendo discutida a possibilidade. A previsão é que estradas que ligam BH e Minas Gerais estejam com o pedágio Free Flow.
A expectativa do CTB é que essa modalidade se expanda para todas as regiões do Brasil. O intuito é tornar o trânsito cada vez mais seguro e eficiente.
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