Blog Fusion

Índice

    Operador logístico: Qual sua função na logística?

    Uma pergunta comum é se é melhor terceirizar ou ter um operador logístico na empresa. Sabemos que a competição entre empresas aumenta a cada ano, portanto, sai na frente quem tem os maiores e melhores benefícios para oferecer. 

    Dessa forma, empresas que têm as melhores soluções e com um tempo de resposta maior, sempre vão sair na frente. Por isso, é bastante comum procurar por algo ou alguém que consiga gerar mais valor a sua empresa quando se trata de logística! 

    Agora, se você quer saber como funciona a vida de um operador logístico e o que eles fazem, continue lendo! 

    Afinal, o que é um operador logístico? 

    Operador logístico

    O papel do operador logístico dentro de uma empresa é muito importante quando se trata de gerar resultados. Com isso, ele é responsável pela aquisição, movimentação, armazenagem e  transporte dos produtos.

    Além disso, também é responsável por diversas tarefas dentro da cadeia logística. Pode-se dizer que o operador logístico faz a ponte entre os fornecedores e os clientes finais. 

    O serviço prestado vai depender muito das necessidades de cada negócio. Afinal, existe logística em cada nível da empresa que o intuito é sempre gerar e garantir bons resultados. 

    Deixando claro novamente que, um operador logístico pode ser uma empresa terceirizada que cuida dos serviços administrativos envolvendo logística. Ou, um setor dentro da própria empresa, nunca será apenas uma pessoa! 

    Quais as funções de um operador logístico? 


    Anteriormente falamos que um operador logístico pode se envolver em diversas etapas da cadeia logística, você consegue lembrar? 

    Contudo, algumas atividades são baseadas em: Gestão de transportes, gestão de estoque e gestão de pedidos. 

    Gestão de transporte

    Das mais diversas atividades do operador, a maior delas está ligada ao transporte, como: 

    • Roteirização;
    • Monitorar se o serviço está sendo feito como prometido;
    • Analisar e pagar pelo frete;
    • Elaborar estratégias para a redução de custos; 
    • Controlar e gerir uma frota. 

    Organizar os veículos, contratar motoristas e resolver documentos para enviar produtos pode ser tarefa do operador e está relacionado à gestão de custos. A gestão de transportes agrega todo modal de transporte e não apenas o modal rodoviário, por exemplo. 

    Gestão de estoque 

    Estocar os produtos de forma eficiente pode ser uma atividade comum entre os operadores logísticos. Confira agora! 

    • Garantir a melhor estrutura para a estocagem dos produtos; 
    • Contratar seguro para proteger o armazém e todas as mercadorias;
    • Lidar com as papeladas do despacho;
    • Realizar processo de picking 
    • Garantir total controle e qualidade na hora de transportar os produtos. 

    Afirmo que esse serviço é apenas recomendado para empresas de pequeno e médio porte e que queiram investir em armazenamento. 

    Gestão de pedidos 

    O papel da gestão de pedidos é nada mais que apenas garantir que todos os clientes recebam seus pedidos no tempo correto. 

    Dessa forma, o operador logístico atua no despacho, picking, embalagem e despacho. Algumas dessas funções foram citadas anteriormente. Portanto, é isso que faz um operador logístico! 

    Por que contratar um operador logístico? 

    Você já sabe o que é e quais as funções de um operador logístico. Confira agora as vantagens de implementar um operador na sua empresa! 

    Redução de custos 

    A maior vantagem em contratar esse serviço é a redução de custos. Quando não se tem um setor dentro da empresa, contratar esse serviço pode fazer você economizar um trocado. Podemos dizer que é contraditório dizer que pagar por um serviço é economia, mas é REAL! 

    Claro que a longo prazo não terá bons resultados, mas à medida que o tempo for passando os resultados chegarão e serão surpreendentes. 

    Mão de obra especializada 

    A função do operador logístico envolve a logística e todas as suas operações da cadeia de suprimentos. Quando a empresa contrata esse tipo de serviço, o operador irá seguir um padrão baseado em boas práticas do mercado. 

    Esse tipo de trabalho é chamado de reeducação produtiva que seu único intuito é melhorar os serviços internos da empresa. Além disso, também é possível melhorar a tomada de decisão, otimizar processos e evitar erros.

    Prevenir e solucionar problemas 

    Quando o operador logístico já tem muito tempo de experiência a empresa que o contratou poderá ter a oportunidade de prever problemas. 

    É por causa disso que o operador logístico tem que estar por dentro de toda cadeia de suprimentos.  Dessa forma, ele consegue integrar diversas áreas com um fluxo contínuo. O intuito é reduzir custos operacionais e diminuir as chances de erros futuros. 

    Mais rentabilidade 

    As vantagens citadas acima garantem mais performance para as empresas, uma vez que envolve todas as etapas do supply chain. 

    Contudo, reduzir custos faz com que você invista em outras atividades dentro da empresa. Por exemplo, investir em uma boa gestão de transportes a fim de garantir o sucesso das operações de transporte. 

    A empresa sai ganhando, mas os clientes também! Afinal, é por conta dos consumidores que todos esses processos acontecem. A alegria das empresas é ver seus clientes felizes. 

    5 tipos de operadores que existem 

    1. Operadores de Transporte: Responsáveis pelo movimento físico de mercadorias. Isso inclui transportadoras rodoviárias, ferroviárias, marítimas e aéreas.
    1. Operadores de Armazenagem: Gerenciam o armazenamento de mercadorias em instalações adequadas, como armazéns e centros de distribuição, garantindo que estejam disponíveis quando necessário.
    1. Operadores de Cross-Docking: Facilitam a transferência rápida de mercadorias entre caminhões, minimizando o tempo de armazenamento. Isso é comum em centros de distribuição.
    1. Operadores de Gestão de Estoque: Monitoram e controlam os níveis de estoque. Otimizando o estoque disponível para atender à demanda enquanto reduzem os custos de armazenagem.
    1. Operadores de Logística Reversa: Lidam com o retorno de produtos, reciclagem, descarte adequado e processamento de devoluções de clientes.

    Você quer desenvolver sua logística, garantir melhores resultados e ainda reduzir custos logísticos e operacionais? Confira abaixo! 

    Operador logístico

    Um operador de logística é importante e tem suas vantagens, Porém, que tal apostar no digital e ter tudo na palma das mãos? Se você chegou até aqui é porque gostaria de melhorar a sua logística, nós temos a melhor solução para você! 

    Cada vez mais é necessário lidar com orçamentos pequenos a fim de obter grandes resultados. Na maioria das vezes isso é impossível, contudo, com o Fusion DMS tudo fica mais fácil! 

    Tenha acesso a informações em tempo real e faça um planejamento de rotas assertivo. Entre em contato conosco e solicite uma apresentação! 

    Você também pode gostar de ler:

    Abrir bate-papo
    Fusion Chat
    Olá! 👋
    Como podemos te ajudar?