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O segredo da satisfação do cliente na logística!
Quando o seu cliente compra um produto ou um serviço seu, automaticamente é gerado uma expectativa nele, que é um fator determinante para a satisfação do cliente.
Se o produto que você oferece for igual à expectativa, ele ficará satisfeito. Se estiver abaixo do que ele espera, provavelmente haverá frustração por parte dele.
E antes de mais nada, se o que você entrega superar todas as expectativas, ele ficará encantado!
O papel da logística na experiência de compra do cliente
A satisfação dos clientes é determinante para o sucesso de qualquer empresa e a logística é uma das áreas que mais afeta esse ponto.
Todavia o encantamento que um produto poderia proporcionar a um cliente não acontece em função dos possíveis problemas ocasionados durante a entrega da mercadoria.
Produtos que chegam danificados ou errados, assim como envios fora do prazo, são alguns desgastes que desanimam o cliente a voltar a comprar da mesma empresa.
Uma boa estratégia é você obter indicadores de satisfação do cliente para saber como está a expectativa dos consumidores de seu produto.
Perguntas simples como “está satisfeito com o serviço?” não são suficientes para determinar exatamente quais fatores devem ser aprimorados.
É preciso que elas sejam objetivas, pois perguntas que se abrem para amplas interpretações não possibilitarão uma boa comparação entre as respostas.
Existem algumas formas de medir a satisfação do cliente, como realizar pesquisas, solicitar suas opiniões diretamente, assim também como verificar as redes sociais.
A forma mais prática, econômica e completa de coletar dados é através de um questionário.
Mas como a logística vai pode aumentar a satisfação do cliente da sua empresa? Qual a peça chave na satisfação do cliente na logística?
O geomonitoramento vai te fazer aumentar a satisfação do cliente!
Em primeiro lugar a principal função do geomonitoramento logístico é fornecer dados para a empresa e consumidor, em tempo real, de onde está a mercadoria.
O conceito da geolocalização veio, sem dúvidas, para revolucionar o relacionamento fornecedor/empresa/cliente.
Veja abaixo algumas das principais vantagens de se implantar um sistema de geolocalização na sua empresa:
- Monitoramento eficiente de veículos e cargas;
- Localização em tempo real;
- Fornecimento atualizado de informações para clientes e parceiros;
- Detecção de locais de falhas e gargalos logísticos no transporte;
- Planejamento de rotas de entrega, com condições e informações atualizadas;
- Indicações de devoluções e reentregas;
- Tempo parado excedido fora do ponto de entrega;
- Tempo máximo da execução da entrega excedido;
- Irregularidades com o motorista.
Isso faz com que empresas tenham mais excelência nos serviços de logística, dessa forma influencia diretamente na satisfação dos clientes e que pode colocar uma empresa a frente de outras.
Com esse tipo de gestão é possível passar informações transparentes ao consumidor e por outro lado, tomar decisões assertivas quando algo não sai como o esperado.
Por fim, ao entregar sempre dentro do prazo e sem danificações nas mercadorias, haverá uma maior credibilidade, fortalecendo as relações com os clientes e fornecedores.
Assim, a cadeia produtiva fica bem mais ágil e eficiente, fazendo com que a sua empresa seja sempre bem vista no mercado.
Se você quiser aumentar a satisfação do seu cliente e obter uma vantagem competitiva no mercado com o geomonitoramento, solicite já um orçamento!