Índice
Monitoramento de frota: 5 motivos para investir!
O monitoramento de frota se tornou cada vez mais importante dentro das empresas de logística e transportes.
Entretanto, garantir a segurança das cargas vem se tornando pauta fundamental entre gestores logísticos a fim de apresentar um bom desenvolvimento desses processos.
Todavia, fazer uma gestão de frotas é importante para acompanhar como está a movimentação dos veículos. Se há veículos parados, melhores rotas e controle de manutenção.
Pretende-se, assim, proporcionar ao condutor melhores condições de deslocação, de forma a evitar engarrafamentos e a encurtar os prazos de entrega.
Obter informações em tempo real pode elevar a eficácia dos processos envolvidos. Com isso é possível controlar todas as operações com o intuito de aprimorar o atendimento aos clientes.
O que é monitoramento de frotas?
O monitoramento de frotas é uma forma de acompanhar em tempo real a jornada dos veículos da empresa. Fornecendo informações como: sua localização, estado de conservação das frotas e o seu status operacional.
Além disso, o rastreamento de veículos proporciona um registro das trajetórias traçadas, garantindo que os motoristas cumpram os planos de rotas definidos.
Porquanto, o acompanhamento de veículos fornece dados fundamentais que ajudam a detectar problemas e encontrar soluções eficazes para eles.
Pois, sabemos que qualquer erro pode impactar o resultado final, podendo aumentar custos operacionais e dar dores de cabeças aos gestores.
Qual a importância do monitoramento de frotas?
A maior vantagem de implantar um sistema de monitoramento de frotas é a eficiência na hora de fazer entregas. Portanto, será um dinheiro bem investido!
Atualmente o mercado logístico está em um nível de concorrência bastante elevado, onde pequenos detalhes fazem a diferença e ganham destaques.
Portanto, para isso é preciso gerir o tempo para que as entregas sejam realizadas em menor tempo e com maior qualidade.
É necessário observar as melhores rotas para evitar que os motoristas encarem trechos engarrafados, vias perigosas, esburacadas e com grandes índices de acidentes.
Qual a diferença entre monitoramento e rastreamento de frotas?
A grande maioria das pessoas acreditam que ambos são as mesmas coisas, mas existem diferenças entre eles, apesar de estarem interligados.
O rastreamento tem como atribuição fornecer informações sobre o status do veículo via GPS. Entretanto, o monitoramento de frotas tem como função controlar de forma mais ampla e objetiva. Através de tecnologias que auxiliam o registro de informações dos veículos,
O propósito do rastreamento de frotas é fornecer informações sobre os caminhos e paradas dos veículos. No entanto, o monitoramento de frotas pode oferecer mais do que isso, como: dados sobre o perfil de direção do motorista, dados sobre os veículos, como:
Aceleração;
Frenagem;
Consumo de combustível;
Vida útil dos pneus.
Saiba quais os tipos de monitoramento de frotas existem
A vantagem de aplicar a gestão de frotas é a flexibilidade do monitoramento que permite ajustes nas demandas de cada empresa. O intuito é oferecer uma variedade de opções e tipos que são adequadas a praticamente todos os tipos de veículos.
1 – Monitoramento em tempo real
Esse tipo de monitoramento dá à empresa um maior controle gerencial em tempo real das suas operações. Fornecendo acesso a relatórios cada vez mais completos dos veículos, como:
Percursos;
Distância percorrida;
Forma de condução dos motoristas.
O objetivo principal é aprimorar a eficiência através da redução de custos, diminuir o consumo de combustível e melhoria na qualidade dos procedimentos..
2 – Gestão de combustível e pneus
É utilizado um sistema de monitoramento e roteirização a fim de diminuir gastos com combustíveis durante as viagens.
Além disso, acompanhar o desempenho de cada pneu é fundamental para evitar gastos com manutenção ou troca dos mesmos. A gestão de pneus ainda garante a diminuição de despesas com combustível.
Portanto, fique de olho na vida útil e se estão utilizando adequadamente os pneus. O uso incorreto pode aumentar em até 20% os gastos com combustível.
3 – Controle de manutenção
Colocar a manutenção da sua frota em dia pode gerar uma economia espantosamente grande para a sua empresa.
Entretanto, o monitoramento de frotas pode ajudar no controle de manutenção . É possível apontar quais veículos precisam de reparos além de sinalizar concertos rotineiros.
Contudo, o intuito é manter os veículos seguros e em boas condições de rodagem, a fim de evitar imprevistos. Através de um processo de manutenção, os equipamentos podem ser mantidos em boas condições por um período mais longo.
4 – Análise de dados
O último tipo de monitoramento é responsável por coletar informações e dados sobre as operações para a identificação de erros.
Todavia, os gargalos de produção e outros problemas infelizmente fazem parte do processo. A análise de dados serve para evitar erros e corrigi-los o mais rápido possível, aumentando a produtividade de toda empresa.
Afinal, como executar um monitoramento de frota?
Para colocar em prática é preciso tomar algumas atitudes para que o processo flua da melhor maneira. O papel do monitoramento de frotas não é apenas acompanhar os veículos e verificar seu desempenho. Por isso, preparamos alternativas que podem te ajudar com este processo.
Rastrear veículos: Coloque dispositivos para rastrear seus veículos, ou forneça aos motoristas dispositivos moveis que serão utilizados como possíveis rastreadores.
Entretanto, registrar e analisar informações relacionadas às viagens, como tempo de percurso, paradas, incidentes e tráfego para rastre
Realize checklists de viagem: Exija que seus motoristas elaborem um formulário de checagem. Podem ser feitos de maneira digital ou em papel impresso, o importante é realizá-lo! Serão usados para comparar e identificar problemas através de um padrão já estabelecido.
Isso manterá a segurança e qualidade do serviço, proporcionando ao motorista condições dignas para viajar por longas horas.
Controle das entregas: É indispensável o monitoramento do padrão das entregas e coletas realizadas por seus colaboradores. Esta é uma forma viável para identificar se houve falhas ou atrasos nas entregas e o motivo de acontecerem.
Confira agora os 5 motivos para investir no monitoramento de frotas!
1 – Previna acidentes
Um bom gestor de frotas faz o acompanhamento dos trajetos e elabora sua logística pensando nas melhores rotas. Visando garantir a integridade do veículo, motorista e mercadoria.
2 – Maior controle do consumo de combustível
Garantir que muitas entregas sejam feitas com o menor custo possível é um dos pontos fundamentais para uma empresa de logística. Não é mesmo?
Quando é feito um planejamento eficiente para o monitoramento da sua frota é possível traçar rotas mais produtivas e eficientes e a consequência disso é a economia de combustível.
3 – Mapeamento de carência e vantagens
Com dados atualizados concede ao gestor um acompanhamento 24h de todo o processo. A impressão é como se ele estivesse ao lado do motorista, auxiliando a não perder tempo, pois ajudará em pequenos detalhes na tomada de decisão.
4 – Aumento dos lucros
Otimizar rotas impacta diretamente no gasto com combustível. A otimização ajuda a reduzir custos com reenvios e manutenção de veículos.
A intenção é usar os períodos de forma eficiente e prevenir problemas através de manutenção de rotina, o que resultará em economias no futuro.
Contudo, aumentar os lucros será o resultado de um conjunto de ações tomadas para aumentar a qualidade dos serviços e a rentabilidade
5 – Maior satisfação dos clientes
Anteriormente, foi citado que o monitoramento de frotas fornece informações em tempo real sobre os veículos e entregas.
Normalmente parte dessas informações são repassadas aos clientes por parte das empresas. Portanto, essa atitude é necessária para manter clientes segurados com sua compra.
Investir é garantir o sucesso da sua empresa, por isso a Fusion DMS oferece um serviço de roteirização para você garantir a segurança da sua frota e agilidade nas entregas.
Entre em contato conosco e faça um orçamento!