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Logística interna: Como alcançar melhores resultados?
Um aspecto fundamental para uma gestão logística é a logística interna. Isso acontece porque ela é responsável por todos os processos logísticos da empresa. Ou seja, aquisição de matéria-prima, produção de produtos, estoque e o transporte interno de mercadorias.
As operações logísticas dentro de uma empresa fazem parte de uma logística interna. Portanto, entender como funcionam esses processos é muito importante para uma gestão de qualidade para toda a cadeia logística.
Ademais, neste blog veremos qual a importância de uma logística interna eficiente e como ela impacta a satisfação do cliente de uma empresa. Continue lendo e entenda!
Mas o que é logística interna?
Também conhecida como intralogística, a logística interna organiza todos os fluxos de compras de insumos e a produção de bens nas instituições. Contudo, esse tipo de logística planeja as atividades que envolvem matérias primas desde o seu primeiro momento na empresa.
Todavia, a logística interna não leva em conta as demandas pré matéria prima muito menos a entrega final para o cliente. A gestão de estoque e todo o movimento no pátio da empresa fica como tarefa dessa logística.
O objetivo dessa logística interna é garantir a produção dentro do prazo. Conquanto, a compra de itens para o bom funcionamento da empresa também está dentro desses objetivos.
Veja agora um exemplo prático de como funciona a logística interna de uma empresa.
Exemplo de logística interna
Um funcionário precisa de um material para fazer uma atividade para a empresa. Decerto, o papel da logística interna é fornecer esse material. Em hipótese alguma poderá faltar materiais para trabalho.
Quando falta alguma coisa dentro da empresa a culpa é da logística interna. Portanto, essa falha logística não pode ser frequente nos processos internos da empresa.
Um outro exemplo claro é o seguinte. O zelador tem o maquinário ideal para fazer uma limpeza, porém, é necessário um equipamento de proteção para manusear a máquina. Deixar faltar esses equipamentos é uma grave falha dos processos internos de logística.
Quais são os benefícios de uma logística interna?
Uma boa gestão desse tipo de logística interna pode aumentar o rendimento da gestão de estoque. Além disso, a distribuição e o transporte ficam mais certeiros. Sendo assim, as empresas podem reduzir os custos de operação e aumentar a satisfação do cliente.
Otimizar a logística interna pode melhorar a precisão das entregas e fortalece as disputas dentro do mercado logístico.
Investir em processos logísticos cada vez mais úteis ajuda na produção interna, mas também fortifica a base e amplia o crescimento mais saudável. Dessa forma, a empresa consegue cumprir com as demandas do mercado.
Por que essa logística é tão importante?
Empresas que buscam sempre melhorar o nível dos seus serviços e aprimorar a qualidade dos seus produtos investem em intralogística. Quando todas as etapas internas são melhoradas a cadeia de suprimentos tem resultados positivos.
Investir em tecnologias de integração auxilia na redução de custos. Contudo, todas as pessoas aproveitam as vantagens de uma melhor intralogística.
Desse modo, é possível entender melhor os resultados gerados e também diminuir o tempo dos processos. Os resultados disso são custos logísticos cada vez menores.
Quais são as atividades da intralogística?
Planejar
O intuito é definir os objetivos e quais estratégias colocar em prática. Essa atividade visa melhorar os processos e garantir um padrão de qualidade dos serviços.
Gestão
No entanto, a gestão tem como principal objetivo gerir da melhor maneira possível as operações da intralogística. Seu intuito é cumprir com o que foi planejado. Identificar e solucionar os gargalos logísticos, avaliar e aprimorar a logística também é seu papel.
Processar pedidos
Essa atividade consiste em receber, avaliar e confirmar os pedidos. Mas também verifica o estoque dos produtos além de emitir as notas fiscais.
Receber mercadorias
Conferir a quantidade bem como a qualidade do produto. Depois verificar e registrar as mercadorias. A documentação dos produtos precisam estar corretas para serem encaminhados para o local ideal.
Estocagem
É nessa etapa que os produtos são guardados da forma mais estratégica possível. É essencial que o estoque esteja bem organizado, seguro e sempre disponível. Portanto, é muito importante manter o nível de estoque.
Tecnologia da informação
Com toda a certeza, integrar processos é uma questão que facilita muito a gestão logística dentro de uma empresa. A tecnologia da informação ou T.I é conhecida por utilizar sistemas de informação para gerir e automatizar processos logísticos.
Manutenção
São atividades que visam cuidar e reparar equipamentos e instalações. Seu objetivo é prevenir e garantir o bom funcionamento.
3 melhores KPIs para a logística interna
Mais conhecidos como KPIs, os indicadores de desempenho têm um papel respeitável dentro da logística. O papel do KPI é mensurar a execução das atividades. Pensando nisso, separamos os 3 melhores KPIs para ajudar na logística interna, confira!
Giro de estoque
A função do giro de estoque é medir quantas vezes o estoque foi renovado. Ou seja, quantas vezes o estoque foi reabastecido em um determinado período.
Sobretudo, ele vai indicar se a gestão de estoque está boa e se a demanda de produtos está alta.
Custo de armazenagem
Esse KPI vai medir todos os gastos que o armazenamento teve dos produtos dentro de um alguns dias. São levados em consideração os custos de aluguéis, mão de obra e a segurança do mesmo.
Produtividade da equipe
Esse indicador de desempenho mensura a quantia de trabalho realizado pela equipe em um curto período de tempo. Sendo assim, o KPI de produtividade pode ser medido das seguintes formas:
- Número de pedidos processados;
- Número de horas trabalhadas;
- Número de itens movimentados.
Contudo, esses são os 3 melhores KPIs para você medir os resultados da sua logística interna. Invista neles e melhore a sua gestão logística!
Entenda como funciona a tecnologia na logística interna
A tecnologia surgiu para facilitar a vida dos gestores logísticos. Contudo, os softwares podem gerar estudos mais ricos, o que deve mudar e o mais importante, a automação de processos.
A partir das novas tecnologias, os sistemas de gestão foram ficando cada vez melhores. Isso resultou em mais agilidade no fluxo interno, melhores tomadas de decisões de modo que tornou a gestão logística muito mais eficiente.
As melhores tecnologias podem monitorar as cargas e ter um controle maior da equipe interna e segurança na hora de tomar qualquer decisão. Nesse sentido, a tecnologia revolucionou a gestão da cadeia logística. Facilitou muito os processos logísticos e deixou os gestores muito satisfeitos.
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