Índice
Logística Digital: a tecnologia é o sucesso da estratégia
A logística é uma área fundamental econômica e socialmente falando. Com a chegada do século XXI, a era da informação, da agilidade na comunicação e do imediatismo de conhecimento, a necessidade de manter uma cadeia integrada e de alta performance se tornou ainda mais evidente para a logística digital.
Fatores como o aumento significativo e constante do e-commerce (leia também o artigo Explosão do e-commerce: sua logística está preparada?), o impulso para a distribuição omnichannel e o esforço para entregar o mais rápido possível para o cliente, estão forçando as empresas a olharem cada vez mais a logística como uma parte estratégica de seus negócios.
A tecnologia levada a um novo nível trouxe o conceito de transformação digital. A revolução que já foi integrada a diversos setores é considerada, ainda assim, por especialistas do ramo, o sucesso da logística de entregas.
A Logística Digital
Impulsionada pela Indústria 4.0 e/ou Quarta Revolução Industrial, a logística digital está relacionada ao processo de integração entre tecnologias assim como de etapas operacionais: redução e automatização de fluxos completos com resultados em eficiência e produtividade.
Se antes a ferramenta de sucesso era estrutura, hoje, o destaque é de quem entrega inteligência nos processos logísticos através de tecnologia e conectividade. Ou seja, o trabalho tradicional é demorado e obviamente também ocasiona mais custos com pessoas e infraestrutura.
Ser Digital não significa não ter ativos físicos (veículos próprios, centros de distribuição etc.), mas sim usá-los de forma inteligente e eficaz. Além de, claro, ser transparente em seus processos e fornecer uma gestão inteligente.
Afinal, um exemplo é tornar visível aos seus clientes o acompanhamento das entregas em tempo real.
Revolução de benefícios
Ficou bem claro até então que a integração da tecnologia à área da logística remete avanços históricos a um cenário atual tido como desafiador. Para que não restem dúvidas, apontamos 5 descritivos destes benefícios:
- Aceleração de processos e eficiência: inteligência artificial e automação para roteamento, montagem de cargas e período de corte reduz e otimiza o que antes dependia de esperas, tornando o processo quase instantâneo;
- Redução de custos: equipes mais enxutas, redução de erros, uso adequado do orçamento e recursos;
- Aumento da produtividade: além da diminuição de erros, a eficiência está ligada ao nível produtivo, é possível ter resultados com mais intensidade.
- Otimização da tomada de decisão: dados concretos na mão da gerência e ferramentas que garantem um planejamento robusto;
- Controle total dos processos: tecnologia logística consegue mapear todos os setores e a gestão entende o que acontece em cada um deles;
O sucesso na prática
Um grande case da logística digital é a Baterias Moura, empresa vanguardista no setor de baterias, que com o FUSION DMS implantou a praticidade e agilidade da transformação digital à sua operação.
Por fim, Eduardo Alves, Coordenador de Gestão da Baterias Moura, nos confirma que a teoria vai muito bem na prática:
“A Fusion, hoje, atingiu um nível de muita excelência em relação às entregas. Um ponto que eu destaco é a praticidade do Fusion de permitir da central de atendimento a mudança de ordem, roteiro ou incluir coleta de bateria inservível. Ou seja, a facilidade de movimentarmos mais os motoristas, nos fez ser mais produtivos.”