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Last Mile: Entenda a última etapa do ciclo logístico
O processo de entrega final ao cliente é o mais desafiador dentro da logística. O Last Mile é a etapa mais temida em todo o ciclo logístico. Isso acontece porque ela lida diretamente com o cliente.
Sendo assim, basta apenas um erro para comprometer o processo de entrega. A última milha representa uma parcela muito alta nos custos totais de entrega. Sobretudo, essa última etapa envolve o transporte dos centros de distribuição, armazéns ou o destino final para o cliente.
Portanto se houver alguma falha em todo o processo pode comprometer a experiência do cliente. Dessa forma, o Last Mile é a fase de extrema importância em todo o ciclo logístico.
No entanto, se você quer aprender a otimizar e ganhar vantagens no Last Mile e diminuir os prazos de entrega, continue lendo!
O que é Last Mile na logística?
Last Mile ou última milha é um termo muito utilizado para representar a etapa final da entrega de um produto ao consumidor final. É literalmente o último trecho do processo de entrega. Geralmente, o processo acontece desde o centro de distribuição ou armazém até o destino final, ou seja, o cliente.
Por muita das vezes essa etapa pode ser muito desafiadora. Todavia, ela envolve eficiência na entrega, custos logísticos e até mesmo a satisfação dos clientes que na maioria das vezes é o mais importante.
A última fase do ciclo logístico representa uma parcela muito importante dos custos totais de entregas. Dessa forma, em áreas urbanas onde o tráfego costuma ser mais denso e não muita infraestrutura, a redução de custos é impactada.
Em empresas que trabalham com logística diariamente é essencial otimizar o last mile a fim de reduzir custos. Também é possível melhorar a eficiência operacional e garantir um serviço mais rápido e com qualidade. Contudo, o uso de tecnologia é fundamental para auxiliar nos bons resultados.
Como a tecnologia pode ajudar no processo de Last Mile?
Os sistemas de gestão estão cada vez mais presentes dentro da logística. Isso é fruto de uma grande evolução que tem impactado a nossa logística nos últimos tempos. Conquanto, investir em tecnologias é essencial para melhorar os processos finais do ciclo logístico na cadeia de suprimentos para todos os negócios.
Sendo assim, veja como a tecnologia pode ajudar no processo de Last Mile, confira abaixo!
Rastreamento inteligente
O Rastreamento inteligente tem o potencial de calcular rotas mais inteligentes para os motoristas de entrega. Ademais, o roteirizador leva em consideração fatores como tráfego em tempo real, condições das estradas, horários de entregas e distância total.
Gestão de frotas
Um sistema de gestão de frota permite que as empresas monitorem a performance dos seus veículos. Todos esses dados são recebidos em tempo real. Além disso, rastreiam a localização e status. Sobretudo, fornecem informações relevantes para os clientes.
Apps para motoristas
Decerto, os aplicativos surgiram para facilitar a vida dos motoristas. Com eles, você pode ver rotas de entrega, seguir passo a passo e receber instruções para entregar ao cliente final. Os mesmos Apps permitem que os clientes acessem a localização do seu pedido e oferecem opções de feedbacks.
Automação de armazéns
A tecnologia de automação veio para revolucionar a logística e seus processos logísticos. Certamente, robôs de picking e sistemas de armazenamento automático podem acelerar o processo de preparação dos pedidos. Com isso,é possível reduzir o tempo de entrega e processamento dos pedidos.
Análise de dados e Machine Learning no Last Mile
A análise de dados e o Machine Learning podem ser usados para identificar padrões e tendências de operações de entrega. Contudo, isso pode ajudar as empresas a identificarem demandas para o futuro, otimizar a reserva de recursos e antecipar problemas e atrasos.
O impacto do Last Mile na operação logística
A última etapa da entrega, mais conhecida como Last Mile, tem um papel fundamental nas operações logísticas de uma empresa. A característica dessa etapa é os grandes desafios e altos custos.
Entrega rápidas com paradas frequentes fazem parte da rotina do Last Mile. Além disso, a experiência do cliente está ligada diretamente à última milha. Entretanto, oferecer uma boa experiência na última etapa do ciclo logístico pode se tornar um diferencial competitivo.
Por outro lado, uma má gestão do Last Mile pode causar insatisfação dos clientes e perda de vendas. Em resumo, a última milha costuma ser a parte crítica da cadeia de suprimentos e requer uma gestão eficaz. Uma falha, pode comprometer toda a sua operação logística!
Por que é importante otimizar o Last Mile?
Otimizar o processo da última milha é crucial por diversas razões. Antes de tudo, essa etapa é a última chance de encantar o cliente. É crucial influenciar de forma direta a sua satisfação com o intuito de fidelizar.
Uma entrega excelente e antes do prazo pode resultar em clientes cada vez mais satisfeitos. Outra causa bastante importante é o meio ambiente. Afinal, ao otimizar o Last Mile você reduz os impactos negativos à natureza.
Sobretudo, ao reduzir a distância percorrida, o tempo de entrega e o número de veículos utilizados na operação, o meio ambiente agradece. São milhares de gases do efeito estufa a menos na atmosfera. Esse resultado também pode ser alcançado através de uma boa logística reversa.
A logística Last Mile Brasileira
A operação de Last Mile é muito importante para as empresas brasileiras, principalmente para quem já vende online há muito tempo. Dados divulgados pelo Mercado & Consumo, os ganhos do E-commerce nacional seguem crescendo desde 2021.
A pandemia foi quem impulsionou o Last Mile, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ela influenciou os comportamentos dos consumidores. Dessa forma, as empresas precisaram investir cada vez mais em um Last Mile eficiente.
Milhares de empresas buscam melhorar a etapa crucial da logística e devem alcançar mais de R$1,7 bilhões em 2025. Esse estudo foi realizado pela Technavio.
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