Índice
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”
Essa é a premissa da filosofia Kaizen, que é uma palavra constituída de dois ideogramas: Kai, que representa mudança, e o Zen, virtude ou bondade. Afinal, sempre com o mesmo pensamento: “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”
O conceito surgiu após a 2ª Guerra Mundial, ainda mais quando várias empresas japonesas passaram a aplicar práticas que depois foram englobadas pela ideologia japonesa.
Visando o aprimoramento não só da empresa, como também de seus colaboradores de uma forma geral.
De acordo com os ensinamentos do professor Masaaki Imai, considerado o pai do Kaizen, isso ocorre a partir do pressuposto que as pessoas podem melhorar continuamente no desenvolvimento de suas atividades.
Algumas das principais vantagens da metodologia Kaizen:
- Melhoria na qualidade
- Redução de custos
- Aumento na satisfação do cliente
- Mais segurança
- Redução de desperdício na empresa
- Aumento de produtividade
O trabalho coletivo deve prevalecer sobre o individual; a princípio o ser humano é visto como um dos bens mais valiosos de uma organização, e que deve ser incentivado a direcionar seu trabalho para as metas compartilhadas da empresa.
Este processo ajuda a melhorar a lucratividade da empresa a médio e longo prazo.
Amanhã melhor que hoje: Sistema Toyota de Produção
Quer saber um grande exemplo de organização de sucesso que utilizou estas técnicas?
O Sistema Toyota de Produção (STP) ficou mundialmente conhecido por ter dado origem à filosofia Kaizen e ao seu revolucionário crescimento que, dessa forma, influenciaram o sucesso de centenas de outras empresas que utilizaram o mesmo método.
O STP também conhecido como Toyotismo, e também oriundo do Japão, é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota entre 1947 e 1975.
O objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência, evitando o desperdício sem criar estoque, assim como tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte, inventário desnecessário, entre outros.