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    Gestor logístico de sucesso: como se tornar um?

    Você já parou para pensar nos diferenciais de um gestor logístico de sucesso? Em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de inovações logísticas, é preciso desenvolver algumas habilidades e hábitos essenciais para se destacar na profissão.

    A importância do desenvolvimento profissional para um gestor logístico de sucesso

    Desenvolvimento profissional significa dar passos positivos para melhorar suas habilidades e conhecimentos. E então, alcançar o tão desejado patamar de gestor logístico de sucesso.

    Afinal, o ensino e a capacitação são cada vez mais valorizados, quem não agrega conhecimento a si mesmo tende a ficar para trás em relação à concorrência.

    Nesse sentido, quanto mais o profissional investir em sua capacitação, maiores serão as suas possibilidades de ser um gestor de logística de sucesso e conseguindo um crescimento empresarial.

    Tomar posse de seu próprio desenvolvimento pode ajudá-lo a se sentir mais empoderado e confiante em suas habilidades.

    O primeiro passo para o se tornar um gestor logístico de sucesso é ser realista e estabelecer objetivos alcançáveis.

    Para isso, trace metas que você tenha convicção de que conseguirá atingir, o que contribuirá para que os resultados sejam vistos em longo prazo.

    Alguns exemplos de metas e objetivos são:

    • Qualificar-se profissionalmente;
    • Ganhar destaque e reconhecimento no trabalho;
    • Receber um aumento salarial;
    • Fazer uma MBA ou uma pós-graduação;
    • Ter uma experiência internacional.
    Principais hábitos de um gestor logístico de sucesso
    Principais hábitos de um gestor logístico de sucesso

    6 competências de um gestor logístico de sucesso

    As funções dos gestores de logística não estão relacionadas somente a concretização das entregas dos produtos, mas também a relação entre marca e cliente.

    Diante disso, essa não é uma tarefa muito fácil, ainda mais nos tempos atuais, como por exemplo, em que a gestão inadequada pode significar a diferença entre lucro e prejuízo de um negócio.


    Como os profissionais enfrentam constantes problemas logísticos, cabe a eles encontrar a melhor solução para não afetar a entrega e despacho dos produtos.

    Por isso, separamos algumas dicas de como se destacar na logística.

    1. Saber comunicar-se com clareza é fundamental para um gestor logístico de sucesso

    Primeiramente, a boa comunicação é um dos pontos fortes de um gestor de logística de sucesso. Como tem domínio do assunto, ele precisa saber expor suas ideias e orientar sua equipe de forma clara e precisa.

    Essa habilidade faz com que o cotidiano na empresa seja otimizado, havendo menos erros operacionais. Afinal, com comandos simples e diretos, os colaboradores são capazes de cumprir as etapas com precisão e rapidez.

    2. Pensar na estratégia do negócio

    O profissional de logística precisa saber avaliar os pontos positivos e negativos do negócio e conhecer bem seus concorrentes. Só assim será possível fazer uma análise de mercado e prever cenários para evitar decisões equivocadas.

    Portanto, para que dê certo, é essencial estabelecer um planejamento estratégico detalhado de todos os processos e acompanhar, permanentemente, se esse planejamento está sendo cumprido.

    3. Utilizar indicadores de desempenho

    É importante ter indicadores de desempenho que reflitam os processos da empresa, o que demanda um amplo conhecimento dos processos internos.

    Isso permite que gestores saibam exatamente o que está funcionando, o que merece mais atenção e o que precisa ser ajustado. Alguns indicadores são:

    • Índices de prazos de entregas;
    • Níveis de satisfação dos clientes;
    • Identificam pontos fortes e fracos;
    • Proporcionam comparação com períodos anteriores da empresa;
    • Taxas de devoluções e reentregas.

    4. Ter uma visão voltada para o cliente

    A logística desempenha um papel de grande relevância nas empresas. Afinal, além de ser responsável por processos essenciais para o funcionamento do negócio, ela assegura a satisfação dos clientes.

    Desse modo, o gestor da área precisa saber fazer um bom gerenciamento de projetos e captar bons aliados para integrar suas operações, ajudando a aperfeiçoar o negócio e conquistar a fidelização do público.

    5. Conseguir trabalhar com pressão

    A logística é composta por processos muito dinâmicos e que exigem respostas rápidas de seus gestores. Por esse motivo, é preciso ter inteligência emocional e foco no resultado.

    Profissionais de sucesso têm essa habilidade e conseguem focar em que deve ser feito, mesmo quando existe muitos riscos envolvidos. Eles estudam a situação, avaliam as opções e tomam as decisões de maneira articulada.

    6. Enfrentar os desafios

    Se a logística parar, todo o negócio é prejudicado. Sabendo disso, o gestor precisa desenvolver habilidades como o dinamismo e a flexibilidade.

    Diante de tantos imprevistos, é preciso se adaptar e manter o ritmo de trabalho estável. Somente dessa forma é possível comandar a equipe e garantir sua produtividade perante os desafios diário da logística.

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