Blog Fusion

Índice

    Gestão de canhotos: 4 dicas de como otimizar!

    Comprovar que o produto foi entregue é uma forma de manter a qualidade e a segurança do serviço. Contudo a gestão de canhotos é o recurso que garante o recebimento para as transportadoras.

    Realizar a gestão de canhotos é importante para controlar os pagamentos do frete para as transportadoras e verificar se foi entregue.

    A área de entregas de uma empresa é muito movimentada porque a rotina exige muito esforço, mas agora imagine quantas entregas são feitas por dia, checar e gerenciar manualmente tudo isso demanda muito tempo e trabalho.

    Conforme o passar do tempo esse processo se automatizou, tornou-se mais prático, com menos custos, e mais ágil, facilitando a gestão.

    Por que é tão importante a gestão de canhotos?

    O canhoto é o documento responsável por registrar que o produto foi entregue. Se uma mercadoria foi entregue, e o cliente dizer que não recebeu seu produto, a empresa irá verificar quem assinou o canhoto.

    Se o recibo não for encontrado, será difícil comprovar que a entrega foi feita, trazendo prejuízo à empresa.

    No processo de transporte, realizar o monitoramento das entregas é essencial para acompanhar todos os passos e garantir que ela será feita com máxima segurança e eficiência.

    Uma atividade importante nesse processo é a confirmação da entrega, que pode ser feita a partir do registro canhoto que o entregador deixou.

    Afinal como ter uma gestão de canhotos eficiente?

    Preparamos algumas dicas aqui neste artigo para você, mas que tal conferir um manual completo sobre gestão logística de entregas: conceitos, fundamentos, análises de mercado e as melhores práticas. Tudo em um único material.

    Baixe o e-book: Gestão logística de entregas

    4 dicas de como otimizar a gestão de canhotos com qualidade e eficiência

    As empresas fazem diversas entregas diariamente. Considerando que cada entrega gera um canhoto, há muito papel para analisar e armazenar todos os dias.

     Contudo, organizar uma grande quantidade de canhotos impressos gera muito trabalho e ainda tem o desafio de encontrar o comprovante, se caso necessário.

    Se o porte da empresa for muito grande e tiver um volume de entregas alto, é preciso contar com uma equipe exclusivamente à gestão desses papeis a fim de agilizar e diminuir o tempo gasto nessas gestões.

    1- Use e abuse da tecnologia

    Existe diversos softwares de gestão de entregas para tornar esse processo eficiente e mais organizado, o motorista responsável pela entrega terá que tirar uma foto do canhoto assinado no ato da entrega através do aplicativo no celular.

    2- Digitalização é a estratégia para a praticidade

    Digitalizar os comprovantes de entregas e armazenar por pastas, assim dará uma praticidade na hora de procurar, sem ter que gastar tempo com papeis

    3- Tenha uma equipe preparada

    Ter pessoas que saibam lidar com esses documentos, pois isso requer muita responsabilidade.

    4- Comunicação e integração sempre foi a chave

    Tentar sempre manter contato com os motoristas, a fim de se precaver, perguntando qual a situação das entregas e se o mesmo já finalizou.

    Ter uma gestão de canhotos eficiente impede de gerar problemas logísticos, evitando dores de cabeça, menos trabalho e perca de tempo.

    Com essas dicas os comprovantes físicos deixarão de ser uma preocupação para a sua equipe, que ficará livre para o que realmente importa: a sua estratégia de negócios!



    Você também pode gostar de ler:

    Abrir bate-papo
    Fusion Chat
    Olá! 👋
    Como podemos te ajudar?