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Geolocalização na logística: entenda como funciona
Uma ferramenta legal que está mudando a logística é a geolocalização. Vamos ver como usar a latitude e a longitude podem ajudar a tornar a entrega dos produtos melhor. Isso também faz com que seja mais barato e os clientes ficam contentes.
A logística é muito importante para o sucesso de um negócio. A eficiência do processo logístico não apenas impacta a gestão interna da empresa, mas também faz diferença para deixar os clientes felizes.
Além disso, saber a previsão do tempo e usar serviços logísticos com geolocalização também são coisas que podem ajudar.
Mas, o que é geolocalização na logística?
A geolocalização na logística é uma estratégia importante para otimizar processos e garantir eficiência. Ela permite rastrear produtos, veículos e pessoas em tempo real, melhorando o controle de estoque, prazos de entrega e atendimento ao cliente.
Sobretudo, também possibilita o monitoramento da frota, gestão de rotas, identificação de problemas e redução de custos com combustível e manutenção. Aumenta a segurança dos motoristas e das cargas transportadas. Isso acontece durante todo o processo de entrega.
Todavia, a maneira que funciona é capturando sinais de aparelhos eletrônicos e aplicativos. Porquanto, na logística, essa ferramenta é como um assistente que melhora o jeito que distribuímos e entregamos os produtos.
Então, a tecnologia mais comum que usamos para isso é chamada de GPS (Sistema de Posição Global). O GPS recebe uma ajuda de satélites a fim de descobrir exatamente onde estão as coisas, como carga, produtos ou qualquer outra coisa.
Conheça agora 4 categorias de sinais
Wi-fi: A distância do Wi-fi é medida de acordo com a potência do sinal. Ou seja, quanto mais longe, mais fraco o sinal fica e vice-versa.
GPS: Satélites presentes na órbita da Terra são os responsáveis por fornecer as devidas coordenadas.
Radiofrequência: Esse tipo de geolocalização é baseada na emissão de ondas de rádio.
AGPS: Pode-se dizer que esta é a evolução do GPS. Contudo, acontece que, além do uso dos satélites, também são usados antenas de celulares para a geolocalização.
Quais as vantagens da geolocalização?
Rastreamento em tempo real
O rastreamento em tempo real é uma das maiores vantagens da geolocalização na logística. Portanto, isso permite que gestores acompanhem a movimentação de mercadorias, identifiquem possíveis atrasos e otimizem rotas para garantir entregas mais rápidas.
Rotas mais planejadas
A geolocalização permite que as empresas criem rotas melhores levando em consideração elementos que possam influenciar o deslocamento, são eles:
- Pedágios;
- Obras na pista;
- Rodovias esburacadas;
- Quantidade certa de combustível;
- Manutenção do veículo.
Com essas informações em mãos, o sistema de roteirização que faz o uso da tecnologia GPS, faz o cálculo da melhor rota possível. O objetivo é reduzir os diversos custos logísticos com o intuito de agilizar as entregas e diminuir os riscos.
Maior controle das entregas
Certamente, o sistema de geolocalização proporciona uma experiência de controle das cargas que estão se deslocando. São fornecidos em todo tempo um banco de dados que facilita a visualização em celulares e computadores.
Portanto, com dados em tempo real, a gestão logística monitora a localização da mercadoria desde a saída do centro de distribuição. No entanto, não pense que a tecnologia consegue fazer todo o trabalho sozinha, a utilização de recursos humanos ainda é necessária.
Clientes mais satisfeitos
Conquanto, a geolocalização permite que as empresas melhorem a qualidade dos serviços de logística, com isso, a satisfação do cliente só cresce. Atualmente, alguns sistemas geram um código que pode ser facilmente rastreado, o que permite controlar o status da carga.
Entregas sempre dentro do prazo aumentam a confiança do consumidor. Fidelizar clientes fica cada vez mais fácil com o auxílio das tecnologias.
Qual a importância da Geolocalização na logística?
Decerto, a geolocalização na logística desempenha um papel crucial para aprimorar a eficiência operacional e o supply chain. Como mencionamos anteriormente, essa tecnologia possibilita o rastreamento em tempo real de mercadorias.
Ela melhora rotas e ajuda a gerenciar estoque de forma precisa, facilitando o armazenamento de matérias primas e produtos prontos. Além disso, a geolocalização fortalece a segurança, prevenindo perdas e roubos, ao mesmo tempo em que fornece dados essenciais para decisões informadas.
Redução de custos na cadeia de suprimentos, como isso é possível?
A geolocalização não é apenas sobre rastreamento; é sobre otimização. Ao conhecer a localização precisa de cada recurso, é possível reduzir custos operacionais. Contudo, rotas melhores, estoque melhorado e transporte mais inteligente são formas de geolocalização reduzir custos na cadeia de suprimentos.
Confira como introduzir a geolocalização na sua cadeia de suprimentos
- Escolha a tecnologia certa para a sua empresa:
Pense nas dores da sua empresa e o que ela precisa e escolha as tecnologias de geolocalização que fazem mais sentido. Tem o GPS, RFID e sensores, cada um tem suas vantagens e desvantagens.
- Integre a geolocalização com seu sistema de gestão:
Garanta que as tecnologias de geolocalização estejam ligadas aos sistemas de gestão da sua empresa. Isso ajuda a compartilhar informações importantes de maneira rápida.
- Treine sua equipe:
Ensine as pessoas da sua equipe a usar essas ferramentas de geolocalização. Isso vale para os motoristas e também para todos os gestores de logística da sua empresa.
- Analise os resultados com frequência:
Use os dados fornecidos para ver como as coisas estão indo. Descubra padrões, veja onde dá para melhorar e mude as suas estratégias quando precisar.
Como instalar um sistema de geolocalização para sua empresa se sair bem?
De fato essa tecnologia se tornou muito importante para as empresas que atuam no ramo da logística. Acontece que, quanto melhor a qualidade do serviço maior é a clientela. O mercado fica muito mais competitivo e isso ajuda na economia do país.
A dica que podemos oferecer para você é a seguinte: Terceirize os serviços de geolocalização. As empresas de tecnologia oferecem as melhores condições para o seu modelo de negócio.
Dessa forma, o software será configurado de acordo com a frota de veículos da sua empresa e suas necessidades operacionais. A configuração correta pode extrair todo o potencial do software e alcançar melhores resultados no dia a dia.
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