Índice
Fusion em prol da diversidade e equidade!
A inclusão social é um conjunto de normas que combatem a exclusão de grupos sociais aos benefícios da vida em sociedade.
Buscar a inclusão social no mercado de trabalho ou fora dele é trabalhar para que todos os grupos minoritários tenham os mesmos direitos que os majoritários.
Quando não se sofre a discriminação diretamente, é muito comum pensar que há um certo “exagero” e que privilegiar esses grupos seria apenas “vitimismo” em vez de reparação histórica. No entanto, usando como exemplo a situação do negro no Brasil (que forma 54% da população), encontramos dados que confirmam a exclusão social dada a esse grupo:
- Segundo estudo do IBGE de 2016, 15,3% da população brasileira tem ensino superior;
- Somente 34% dos estudantes universitários são negros;
- Apenas 12,8% dos negros de 18 a 24 anos são estudantes universitários;
- No grupo dos 10% mais pobres do País, 76% são negros.
E, por mais que mulheres sejam a maioria da população, na participação em organizações sem fins lucrativos e na luta por direitos humanos, apenas 20% dos negócios sociais brasileiros são liderados por elas. Isso significa que “minoria” não é relativo à quantidade de pessoas de um grupo numa sociedade, e sim às discriminações que esse grupo enfrenta.
Portanto, a inclusão social trabalha para reverter esses números até que todos os grupos sociais possam competir com equidade.
A diversidade é uma alavanca para acelerar a transformação. Neste cenário, a Fusion S.A. celebra junto a toda comunidade, o dia do orgulho LGBTQIAP+.
Entendemos que diferenças de pensamentos, de experiências e principalmente de pessoas contribuem para criação de um ambiente saudável, seguro e criativo.
Por isso, separamos depoimentos de alguns colaboradores que nos ajudam diariamente a buscar uma inclusão social dentro, e fora do mercado de trabalho.
Quem é LGBTQIAP+ sente o peso de representar toda uma comunidade. Ter voz, ocupar um cargo de liderança e ser quem sou me deixa orgulhoso.
Didaticamente, é como se a diversidade fosse você em um time de futebol e a inclusão fosse você em campo jogando pelo time.
Podermos “entrar em campo” não é caridade, muito menos modismo, é ter consciência corporativa.
E no final, todos ganham: um mercado de trabalho mais justo, digno, plural e multicultural que são peças-chaves para as -tão buscadas pelas empresas- inovações.
Washington Ferreira
A Fusion consegue ser acolhedora em todos os sentidos possíveis, e não seria diferente em relação a inclusão de pessoas da comunidade LGBTQIA+. Por isso, me sinto muito à vontade de ser quem eu sou na empresa que estou inserido.
Gustavo Lemos
Quanto ao quesito de empregabilidade de pessoas LGBTQIA+, se faz importante o debate sobre o tema. Uma cultura corporativa inclusiva e que realmente se engaja com a causa é acolhedor.
Me sinto extremamente à vontade em ser eu mesma dentro da Fusion!
Lays Eduarda
É incrível termos pessoas dentro da nossa comunidade LGBTQIA+ em cargos de destaque e cuidando da gente, vendo nosso potencial e nos abraçando, independentemente.
Rafael Américo
A cultura da Fusion é formada pela diversidade, por isso, me sinto extremamente incluso ao ponto de minha sexualidade não ser uma questão. Por poder ser transparente e verdadeiro me sinto orgulhoso!
Gustavo Souza
Desde o início da minha trajetória na Fusion, me senti à vontade para ser quem eu sou. Digo com muita certeza de que tenho orgulho de trabalhar nessa empresa, que além de apoiar causas necessárias, nos trata com equidade.
Lucas Rufino
A Fusion é uma empresa que me orgulho muito de fazer parte, me sinto muito inclusa e celebrada por quem sou, todo time Fusion é extremamente aberto e qualquer coisa é sempre lidada com respeito, sinto que posso ser genuinamente eu e ser vista como a profissional capaz que sou, independente de quem eu seja dentro ou fora do escritório.
Maria Luna
A Empresa nos proporciona estar sempre em contato, abordando os assuntos mais atuais possíveis, cuidando sempre do seu colaborador e fazendo sempre nosso ambiente de trabalho o mais natural possível para que a cada dia nos tornemos mais abertos para abordar os assuntos que no passado não eram nem sequer citados em sociedade.
Tenho orgulho de fazer parte dessa família.
Weidson Souza