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Fidelizar clientes: como conseguir através da logística de entregas?
Toda empresa deseja ter uma carteira de clientes fiéis. Entre as estratégias mais comuns estão: atendimento personalizado, produtos de qualidade e preços especiais. Porém, muitos se esquecem de uma possibilidade com alto potencial: fidelizar clientes através da logística.
A pergunta como fidelizar clientes precisa fazer parte do dia a dia de toda empresa, afinal, é através dessa ação que se consegue alcançar o equilíbrio financeiro.
A logística era vista como uma área que recebia, armazenava e providenciava o abastecimento de lojas ou linhas de produção, ou ainda aquela que fazia com que os produtos adquiridos chegassem aos seus destinos.
E muitas vezes, sendo esquecida como um setor que pode sim contribuir e/ou aumentar a satisfação dos clientes.
Confira abaixo como a sua logística de entregas pode contribuir na fidelização do cliente:
1. Preste um bom atendimento na compra e no pós-venda para fidelizar clientes
O atendimento na logística voltado para o cliente é o caminho para a consolidação da sua empresa no mercado, pois proporciona vantagem competitiva.
Assim, o pensamento inovador sobre a cadeia de suprimentos, aliado à tecnologia, é o caminho para o sucesso.
Porém, muita vezes o vendedor está focado apenas em trazer o cliente para dentro da empresa e acaba esquecendo do pós-venda.
O pós-venda é um conjunto de ações focadas em manter um relacionamento duradouro e satisfatório com o cliente, oferecendo um atendimento de alta qualidade com foco na lealdade.
As principais maneiras de fidelizar clientes com o pós-vendas são: follow-up de vendas, lançamento de novos produtos e ofertas, criar parcerias com outras empresas, enviar presentes em momentos especiais e ser ético.
2. Conheça a sua persona e entenda o que ela procura
A persona (uma espécie de público-alvo mais detalhado) é fundamental para você entender o que seu cliente busca além de manter ele dentro da empresa, já que o público-alvo define as pessoas que você quer atingir, mas é a persona que dita como fazê-lo.
A persona dá clareza para entender quais estratégias deve focar, quais são as dores e sonhos que o cliente tem. E entender seus consumidores é fundamental para seu negócio.
Quando você cria uma estratégia, seja ela de vendas ou de marketing, pense com a cabeça da persona, e identifique se a campanha é capaz de impacta-la diretamente.
Portanto, se você ainda não tem uma persona definida na sua empresa, não tem problema. Indicamos 4 ferramentas de criação de personas. Os resultados serão muito mais efetivos com grandes chances de aumentar a fidelização do cliente.
3. Realizar entregas pontualmente e em segurança é a chave para fidelizar clientes
O papel da logística na fidelização de clientes é exatamente possibilitar que os pedidos cheguem até eles pontualmente e em segurança.
Assim, a experiência de compra é concluída de maneira positiva, servindo como incentivo para voltarem a comprar.
Se todas as etapas forem concluídas com sucesso, mas a entrega apresentar problemas, as chances de fidelização caem significativamente.
Afinal, o que não falta são empresas fornecendo itens de um mesmo segmento. Então, os consumidores irão buscar uma que ofereça o melhor atendimento em todos os aspectos.
4. Estipule prazos de entrega rápidos e possíveis de cumprir
As entregas rápidas são um ponto fundamental para a experiência do cliente e, que seja possível oferecer um atendimento de qualidade.
Com o uso da tecnologia, felizmente, é possível fazer entregas cada vez mais rápidas deixando o cliente cada vez mais satisfeito.
Os clientes da Magalu, por exemplo, recebem seus produtos em até 60 minutos após a compra pelo app ou site.
A entrega ultrarrápida é mais um benefício oferecido ao consumidor e não terá nenhum custo adicional ao valor do frete.
5. Tenha uma boa comunicação com seus clientes, colaboradores e parceiros
Por fim, é importante manter a comunicação com todas as pessoas envolvidas no processo da entrega.
É possível trocar informações que ajudam no processo logístico e avisar rapidamente os clientes quando um atraso for inevitável. Esse gesto demonstra respeito e também pode impulsionar a fidelização.
Uma comunicação por diferentes canais, permitindo, por exemplo, que o cliente acompanhe o rastreamento pelo site ou aplicativo e que tenha uma interação direta com alguém da empresa em caso de dúvida pode aumentar as chances de satisfação do consumidor.
A falta desse tipo de comunicação é um dos principais motivos de reclamação de muitos usuários em relação à logística das empresas. Nesse sentido, ela é fundamental para a fidelização de cliente.