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Explosão do e-commerce: sua logística de entregas está preparada?
A pandemia fez as vendas on-line explodirem, porém, montar uma operação online de ponta, que integre loja virtual, estoques e entregas é uma missão complexa. Confira nossas dicas!
Desde 1995, grupos varejistas, distribuidores e indústrias brasileiras vendem seus produtos na internet e, apesar de ser uma tendência mundial, acompanhavam seu avanço à passos curtos e desmotivados até então. Para Emerson Destro, presidente da ABAD, a pandemia acelerou este processo em andamento. “O e-commerce e o marketplace já estavam entre os projetos dos empresários, mas agora definitivamente saiu da gaveta. Todo mundo terá que entrar no jogo”, destacou.
Os números ratificam a corrida para digitalização dos negócios, especialistas classificam como terceira ou até quarta “onda” do comércio eletrônico. O e-commerce cresceu em 3 meses o que, em condições normais, levaria 10 anos, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Milhares de consumidores que nunca haviam feito uma compra online fizeram agora, representando o aumento de 70% da base de usuários.
Está pensando em implementar o serviço?Comece da forma correta!
Montar uma operação online de ponta, que integre loja virtual, estoques e entregas é uma missão difícil. Especialistas em plataformas de e-commerce B2B para indústrias, atacadistas e distribuidores, como a Agile e-commerce, já oferecem soluções com benefícios que vão de site personalizado até API de integrações. Ou empresas especialistas em automação de força de vendas, como a ION Sistemas, ofertam conexão direta dos clientes à vitrine virtual com frequência de pedidos e atualizações a qualquer hora no aplicativo ION Direto.
Ainda assim, a logística de uma loja virtual requer precisão, velocidade, tempo de resposta e um serviço de pós-venda superiores à tradicional para garantir a satisfação do consumidor.
Pensando em te auxiliar neste momento de explosão da adoção do e-commerce, elencamos as 3 principais características de um comércio digital que geram impactos na logística de entregas e dicas de como solucioná-los, confira:
1- Variação e velocidade de compra e entrega
Em primeiro lugar, o tema velocidade da entrega virou sinônimo parnasiano de e-commerce. A loja virtual é acessada a qualquer momento, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. O que nos leva à emissão de pedidos também a qualquer momento.
Qual o impacto?
A dinâmica do principal canal de vendas do segmento, a qual os vendedores externos geram médias de vendas que não variam consideravelmente nem em volume tão pouco em período não atende ao e-commerce.
Solução:
Assim como já discutimos anteriormente, as rotas de entregas fixas são ineficientes e ultrapassada. Com um roteirizador, seria possível planejar as cargas independentemente de vendas dentro de uma média, atendendo aos pedidos atípicos, fora de dias de entrega ou em volumes com grande variação.
2- Digitalização da venda à entrega
A compra e venda do produto no e-commerce é digital, então, nada mais comum, que o seu cliente também busque informações sobre seu pedido digitalmente.
Qual o impacto?
“Cadê meu pedido?” Mais uma vez, trazemos a realidade do vendedor, agora, no cenário do pós-venda. É uma típica informação que ele precisará buscar e fornecer ao seu cliente.
Solução:
O roteirizador é capaz de informar data e hora prevista de entrega e o aplicativo de indicação do motorista reporta cada status: “saiu para entrega”, “entrega se aproximando”, “entrega realizada” e etapas adicionais do pedido. A integração garante a automação e o tempo real, para que o cliente acompanhe efetivamente uma espécie de time-line do pedido.
3- Consumidor exigente
No início, os usuários do seu e-commerce serão Early-Adopters (consumidores abertos ao novo).
Qual o impacto?
Estes clientes são mais exigentes por já possuírem experiências digitais com grandes players (Magalu, Submarino, Amazon etc.) em suas compras particulares.O Nível de serviço precisa ser EXCELENTE para não causar desapontamento!
Solução:
Além do roteirizador e app do motorista, é necessário monitorar ativamente suas entregas.
Apenas soluções totalmente integradas e automatizadas – desculpem-nos a franqueza -como o Fusion DMS são capazes de realizar o monitoramento eficaz com pequenas equipes. Alertas de desvio do plano e atuação proativa do setor de monitoramento irão alavancar o nível de serviço. Caso contrário, uma grande equipe precisará analisar veículo por veículo à procura de problemas, atrasos, desvios etc.
Conquiste este novo consumidor
Prepare sua empresa para viver esse período de oportunidades, oferte ao seu cliente uma boa experiência de compra e conquiste os 70% dos consumidores que pretendem continuar comprando por canais digitais pós-pandemia conforme dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Resumo do Post nas palavras de Emílio Saad
Precisa-se tomar cuidado os impactos na LOGÍSTICA oriundos da implantação de um e-commerce :
- Pedidos caem em qualquer momento, fora dos dias habituais que o vendedor atendia o cliente: rotas fixas morreram, um roteirizador não é mais opcional;
- Precisa-se ter obrigatoriamente a time-line dos pedidos no site, app… inclusive, e, principalmente, após o faturamento (limite do ERP): app na mão do motorista;
- O nível de serviço da entrega precisar ser ótimo: o digital deixa à mostra problemas , atrasos etc: automatizar monitoramento das entregas para tratamento de desvios e ocorrências em tempo real;
- Os clientes irão reclamar, isto porque será mais fácil enviar uma mensagem pelo site ( o que é bom, pois dá ao fornecedor a oportunidade da resolução): SAC integrando logística ao e-commerce é imprescindível.