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Entrega ultrarrápida: o novo desafio da logística
Antes da primeira revolução industrial e do surgimento das máquinas, as entregas dependiam basicamente de transportes lentos, que podiam levar vários meses a chegar ao seu destino final.
Após o período da 1ª revolução industrial, tudo ficou mais rápido. A criação de ferrovias agilizou o transporte, os primeiros motores a vapor e à combustão deram origem aos meios de transporte que utilizamos até hoje.
O número de compras online disparou e seus consumidores ficam esperando ansiosamente para que os produtos cheguem o mais rápido possível.
O comercio eletrônico vem pegando carona nas mudanças tecnológicas para otimizar seus processos de entrega, com o desafio de entregar mais, em menos tempo.
Por que implementar a logística de entrega ultrarrápida?
De acordo com a pesquisa realizada em 2018 pela Global Consumer Insights Survey da PWC, que contou com a opinião de mais de 22 mil consumidores online espalhados em 27 países, 88% dos compradores online estão dispostos a pagar mais por uma entrega super-rápida.
Esse é um dado muito valioso, já que o custo de frete e tempo de entrega “last mile“ ainda são os fatores mais determinantes na hora do cliente abandonar o carrinho e desistir da compra online.
Ainda que a oferta de entregas ultrarrápidas precise ser considerada pelos varejistas, o cumprimento da promessa de entrega é ainda mais importante.
Uma das principais objeções que separava o mundo online para o mundo físico era o prazo de entrega.
Empresas davam prazos muito distantes e com isso o consumidor preferia sair do conforto e ir até uma loja física adquirindo o produto mais rápido.
A capacidade de fornecer a entrega no mesmo dia para os clientes dará uma enorme vantagem sobre a concorrência.
E, especialmente quando se está competindo com outras marcas e serviços locais, a rapidez da entrega será um grande diferencial.
Veja algumas razões pela qual essa estratégia tem se mostrado muito importante.
- Fortalece a confiança e fideliza o cliente
- Aumenta a visibilidade online
- Conquista novos clientes através do marketing “boca a boca”
- Melhora o gerenciamento de estoque
- Desenvolve uma boa experiência para o cliente
- A empresa se torna mais competitiva e aumenta a participação de mercado
- Reduz a chance do consumidor abandonar a compra no carrinho
Como está a evolução da entrega ultrarrápida no Brasil?
A Amazon é o melhor exemplo quando o assunto é inovação e logística. A empresa chegou no Brasil em 2019 e já conta com 12 centros de distribuição espelhados no país.
Na verdade, hoje alguns produtos da Amazon saem para entrega antes mesmo do cliente clicar em “comprar”.
A empresa tem uma patente chamada “remessa antecipada”, que trabalha com inteligência artificial para analisar e prever o comportamento do consumidor.
Baseado em suas ações anteriores dentro do site, é possível calcular a probabilidade dele fechar ou não o negócio. Quando a possibilidade é considerada alta, o produto sai do centro de distribuição.
Se o consumidor finalizar a comprar enquanto a mercadoria estiver em trânsito, ele recebe o produto o mais rápido possível, se ele desistir, o produto volta para o centro de distribuição ou é encaminhado para outro consumidor.
Já a Rappi, aplicativo que realiza entregas de farmácias, restaurantes e supermercados, construiu um novo modelo chamado de “dark stores”
São 26 galpões espalhados por capitais brasileiras e otimizados para escolha e embalagem rápida de produtos.
O objetivo é realizar entregas em até 10 minutos de produtos nas categorias conveniência ou premium.
Apertando um botão “Turbo” no aplicativo do Rappi, o usuário vai receber desde presunto até um produto de limpeza na velocidade mencionada, e sem substituições de itens.
O cliente está cada dia mais exigente e quer receber sua mercadoria no momento da compra. É como diz a conhecida frase “tempo é dinheiro”, cabe a empresa aceitar ou não os desafios da entrega ultrarrápida.