Índice
EIP: o que é e como ele pode ser um diferencial na gestão da sua empresa
As empresas precisam contar com ferramentas inteligentes que falem a linguagem das novas tecnologias. Surge, assim, um novo conceito de software voltado para a gestão de negócios: o EIP – Enterprise Intelligence Platform.
Com a evolução tecnológica, estamos vendo a dinâmica do mercado mudar. A era digital exige das corporações mais colaboração, agilidade, transparência e assertividade.
Portanto, a área logística foi especialmente impactada pelo aumento do consumo digital, contudo, é imprescindível acompanhar os novos modelos de negócios impulsionados pela tecnologia.
Entretanto, surgem tecnologias, como a plataforma EIP, capazes de atender essa realidade de mais conectividade e competitividade do mercado global.
Para ajudar você na condução da transformação digital do seu negócio. Apresentamos neste artigo o que é EIP e como essa solução é um diferencial no dia a dia da gestão, dos processos e na tomada de decisão da sua empresa. Boa leitura!
O que é EIP?
Podemos dizer que o EIP – Enterprise Intelligence Platform (Plataforma de Inteligência Empresarial, em português) é a evolução do sistema ERP para o novo cenário digital, que interliga as tecnologias avançadas ao negócio e agrega mais inteligência à gestão.
Apesar da importante conquista com os sistemas ERP na automatização de processos e rotinas, a digitalização tem impulsionado novos modelos de gestão. As empresas precisam estar conectadas a todo o ecossistema de um mercado global.
Foi assim que surgiu o conceito EIP, a fim de integrar toda a realidade da era digital aos processos de gestão empresarial e unir as empresas com o mercado, e não apenas com os dados e as informações dos departamentos internos.
Ao ser integrado às novas tecnologias, como Big Data, Market Data, Internet das Coisas, e-Commerce, entre outras. O EIP alcança outro patamar de entrega, tornando o sistema ERP obsoleto.
É um ganho exponencial de competitividade, já que a integração a essas soluções resulta no acesso a informações de diferentes dispositivos, áreas, processos e bases de conhecimento disponíveis no ambiente web, para ajudar nas tomadas de decisão.
Quais são as vantagens e os diferenciais do EIP?
Em um contexto digital e de mudanças no comportamento dos consumidores que estão mais conectados e exigentes, a logística deve estar conectada ao mundo, além de integrada aos demais setores de uma empresa.
A logística digital, que já entende a tecnologia como estratégica para automatizar os processos, gerar mais eficiência nas entregas e reduzir os custos, precisa avançar para uma gestão de conhecimento colaborativa e focada em soluções para atender a esses novos consumidores.
E é isso que a plataforma EIP possibilita: lidar com o controle das operações, não focando somente nos resultados – perdas e lucros -, mas em toda a cadeia produtiva e nos objetivos de negócio.
Entre os principais benefícios e diferenciais do EIP, estão:
Melhoria na gestão
O EIP oferece uma gestão mais direcionada, fácil e assertiva, sem gerar gargalos causados por falhas na comunicação entre diferentes setores ou erros ocasionados por intervenção humana.
É a entrega da informação certa, na hora certa e para a pessoa certa para apoiar as decisões estratégicas.
Experiência única (personalização)
O foco é propiciar a melhor experiência a cada usuário na realização do que precisa ser feito. Desta forma, a plataforma de inteligência empresarial guia o colaborador de acordo com suas responsabilidades, evitando falhas e quebras nos processos, além de racionalizar e automatizar as várias interações envolvidas.
O EIP torna a experiência única, adequando-se especificamente aos hábitos de usabilidade e às necessidades do usuário, bem como da empresa.
Decisões mais assertivas
Na prática, a plataforma conduz à melhor decisão. Ela simplifica o acesso às informações necessárias e, a partir de indicadores que diretores e gestores necessitam, conhece a fundo e aponta os melhores caminhos para a tomada de decisão gerencial ou estratégica no momento oportuno.
Mais inteligência empresarial
O EIP conecta a gestão empresarial às tecnologias avançadas, como análises preditivas, blockchain, sistemas integrados, bots de atendimento e Machine Learning, Big Data, Internet das Coisas (IoT), plataformas de EAD (Ensino a Distância), microsserviços especialistas, fintechs, plataformas de colaboração e mobilidade. Essa integração é indispensável na gestão de negócios atuais e agrega mais inteligência empresarial.
Colaboração
Outro diferencial são as plataformas de EAD dentro do próprio ambiente EIP, que propiciam mais colaboração e interação. O EIP permite compartilhar o conhecimento, compreender o perfil comportamental dos usuários do sistema e construir metodologias de trabalho aderentes às demandas de cada função ou cargo, de maneira inteligente.
EIP x ERP
Como mostramos, o EIP é um conjunto maior de soluções. Trata-se de uma mudança conceitual e uma evolução tecnológica.
Pontuamos a seguir as principais diferenças entre o ERP e o EIP. Confira:
Integração entre as áreas x integração com o mercado
A plataforma EIP incorpora tudo o que é feito por um sistema ERP. Entretanto, vai além da integração dos diferentes departamentos de uma empresa, ele é capaz de reunir informações do mercado para uma administração mais estratégica. É a integração da empresa com o mundo.
Sistema x plataforma
É a transformação de um sistema fechado para uma plataforma flexível, orientada ao usuário e colaborativa. Contudo, os ERPs exigem dos negócios uma adequação para se encaixar aos requerimentos da própria ferramenta. O EIP se adapta à empresa e a cada usuário, fornecendo uma experiência única.
Proprietário x colaborativo
O EIP é construído em linguagem totalmente colaborativa. Nele, cada pessoa pode criar as suas soluções e disponibilizá-las em um ambiente colaborativo. Funciona como as lojas de aplicativos dos sistemas operacionais para smartphones, permitindo o compartilhamento de conhecimento e a criação de novas tecnologias.
Isso permite aos usuários compartilharem soluções e conhecimento, e novas tecnologias são criadas tanto para o seu próprio negócio, quanto para outras empresas com a mesma necessidade, mas realidades diferentes.
Já os ERPs foram construídos em linguagens proprietárias, de propriedade do fornecedor do software, o que limita a possibilidade de gerar novas ideias por quem está no dia a dia da operação.
Departamentalizado x única jornada
Uma das preocupações do ERP é integrar os diferentes departamentos de uma corporação a fim de automatizar os processos, possibilitando também a integração com outras ferramentas, como uma solução bancária, de Business Intelligence ou sistemas de fretes e cotações.
Porquanto, os usuários precisam navegar entre os diferentes módulos do ERP ou acessar outro sistema para resolver um problema, o que muitas vezes exige vários aprendizados para realizar cada atividade.
Por outro lado, o EIP guia cada um à solução que ele precisa no momento. O foco é na melhor jornada. Nesse sentido, a plataforma de inteligência fornece uma única jornada, sem precisar mudar de ambiente ou entrar em ferramentas distintas. Tudo que o usuário precisa pode ser encontrado na própria plataforma.
Previsão de informações x análise de informações
Nos ERPs, o sistema entrega relatórios e informações para que o gestor ou colaborador faça as suas análises e tire suas conclusões.
No EIP, a plataforma já faz análises a partir de uma biblioteca de informações e recursos de Inteligência Artificial. Isso possibilita aos usuários terem acesso a insights, predições e alertas para executarem suas atividades e tomarem melhores decisões.
Passivo em relação à estratégia x orientado pela estratégia
O ERP ainda não é capaz de conduzir o colaborador de forma automática pelas diretrizes, métricas e objetivos de negócio da corporação.
Já a plataforma EIP guia o usuário na execução de tarefas alinhadas ao planejamento e ao mapa estratégico da empresa, mesmo que o colaborador não conheça todas as determinações e estratégias do negócio.
Sobre o Sankhya Om : 1ª plataforma desenvolvida a partir do EIP
A Sankhya lançou o Sankhya Om, sua primeira plataforma desenvolvida a partir do EIP – Enterprise Intelligence Platform, que possibilita mais autonomia e flexibilidade aos negócios.
Com base nesse conceito, o Sankhya Om é a solução focada em tornar a gestão mais inteligente, prática e intuitiva. Ele conecta as empresas com o mundo, aprendendo com o usuário e o conduzindo às melhores práticas de gestão.
A plataforma inteligente da Sankhya é capaz de identificar os gargalos da gestão e fornecer a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.
Como mostramos, a evolução do ERP foi necessária para acompanhar a dinâmica do mercado no contexto digital, enquanto uma solução EIP traz mais autonomia às atividades de rotina e gestão.
Se sua empresa precisa investir em diferentes ferramentas ou adaptar o negócio ao sistema utilizado, conheça a Sankhya e faça a transformação digital do seu negócio acontecer.
Esse texto foi escrito pela Sankhya para os leitores do blog da Fusion DMS. Por meio de uma metodologia exclusiva, a Sankhya oferece a solução mais completa de gestão para a sua empresa, permitindo que você esteja mais próximo de cada etapa da sua estratégia.