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Como funciona a logística no E-commerce?
A logística está presente em todo e qualquer negócio, entretanto, os processos logísticos são muito importantes para que as empresas desempenhem um bom papel, e no e-commerce não poderia ser diferente.
Ter um controle de estoque, cálculo do frete, planejar as vendas e empacotar os produtos são fundamentais com a finalidade de garantir uma boa experiência de compra para os clientes.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio eletrônico (ABComm) relata que 61% das lojas virtuais enfrentam problemas com entregas.
Contudo 39% dos entrevistados relataram que, extravios, furtos e roubos são os principais problemas enfrentados.
Qual o papel da logística no e-commerce?
No e-commerce, a maioria das transações ocorrem online e, após todas as etapas serem aprovadas, os produtos físicos são enviados aos clientes pelos métodos tradicionais de envio.
Como outros programas, a logística de comércio eletrônico precisa ser estruturada em torno de modelos de negócios para atingir três objetivos principais na área:
- Reduzir custos;
- Economia de gastos;
- Satisfazer os clientes com o serviço.
Entretanto, para ter um bom planejamento logístico no e-commerce é preciso conhecer todo o processo e saber quais etapas seguir para um bom desempenho.
Confira algumas das etapas que compõem a logística do e-commerce:
- recebimento e conferência da mercadoria;
- armazenamento e identificação;
- reposição de estoque;
- separação dos pedidos;
- preparação do produto (conferência, embalagem e etiquetagem);
- envio para a transportadora;
- rastreamento de pedidos enviados;
- controle de entrega.
Como deve ser feito o planejamento da logística para e-commerce?
Para ter uma logística eficiente é necessário elaborar um bom planejamento, afinal é preciso saber como executa-lo corretamente.
Contudo, o planejamento da logística no e-commerce são separados por níveis, são eles:
Estratégico
Definir os objetivos e metas que precisam ser alcançados no geral e em longo prazo. Vale ressaltar que essas definições precisam estar condizentes com a realidade da empresa.
Tático
Nessa fase é preciso definir as ações que serão necessárias para alcançar os objetivos e metas que foram estabelecidas no nível anterior. São divididas por setores a fim de orientar o nível operacional.
Operacional
Já aqui é o nível de implementação das ações definidas anteriormente. Portanto, será necessário um monitoramento a fim de gerar dados para analise do nível estratégico.
Gestão de custos logísticos
A gestão de custos logísticos é a gestão de todas as despesas necessárias como armazenagem, frota, transporte e tecnologia de acordo com as necessidades logísticas da empresa.
Geralmente, esses custos têm um grande impacto na receita de uma empresa.
Contudo, o e-commerce precisa investir no monitoramento e pesquisa desses custos a fim de encontrar estratégias para reduzi-los sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
Quais os benefícios de uma boa gestão de custos?
- Redução de custos;
- Aumento da lucratividade;
- Maior produtividade;
- Possibilidade de investimento em setores diferentes;
- Maior competitividade no mercado.
O vilão do e-commerce
Uma pesquisa realizada pela ABCOMM durante 3 anos, 2013, 2015 e 2017 afirma que o maior vilão do e-commerce são os custos logísticos.
Contudo, o frete é um dos responsáveis pelos altos custos logísticos no e-commerce com 58,1%. Em relação ao ano de 2015 esse custo teve uma queda se comparado com o aumento dos custos de manuseio e armazenagem.
Fonte: ABComm & ComSchool 2017.
Portanto, deixar de lado os processos manuais, investir em automação, capacitação dos colaboradores e elaborar uma boa gestão de produtividade podem aumentar o desempenho e por consequência a diminuição dos custos.
O que fazer para a logística no E-commerce dá certo?
Evite atrasos no prazo de entrega
Atrasar pedidos gera insatisfações ao cliente. Portanto, para evitar isso é preciso de uma gestão de entregas eficiente e um maior controle das operações.
Após uma confirmação do pedido e pagamento o vendedor deve providenciar a separação do pedido, embalar e emitir a nota fiscal do mesmo e entregar a transportadora.
Entretanto, deve-se lembrar que o tempo de entrega começa a contar desde a confirmação do pagamento do produto.
Invista em KPIs logísticos
KPI é a sigla para Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho), uma ferramenta utilizada na gestão logística para avaliar o desempenho de processos.
Existem vários KPIs, mas o mais importante no E-commerce é o On Time Full (OTIF), responsável por medir a eficácia no cumprimento dos prazos e da eficiência de todos os processos de atendimento.
A acuracidade do inventário serve para medir a diferença entre o estoque físico e as informações que constam no sistema do controle de estoque.
Contudo, o Order Fill Rate (OFR) serve para medir o tempo interno que foi preciso para o processamento do pedido.
Escolha a melhor forma de transporte dos seus pedidos
A escolha do meio de transporte vária pelo tamanho das mercadorias, entretanto, se o produto que você vender tiver tamanhos consideráveis, é mais vantajoso utilizar transportadoras, pois os Correios cobram taxas adicionais para produtos com grandes volumes.
Além disso, é preciso considerar a velocidade de entrega e verificar a segurança para não ocorrer furtos e extravios.
Vale salientar que cada tipo merece uma proteção adequada, pois pode variar dependendo da estrutura dos mesmos.
Comunicar seus clientes é importante
O processo de compra online exige que o produto passe por etapas, é de suma importância estar atualizando o cliente a respeito da confirmação do pedido, localização e identificação do produto, a fim de proporcionar uma maior segurança aos consumidores.
Exibir feedbacks de outros compradores também é uma forma de tranquilizar seus clientes.
Como todo e qualquer negócio, imprevistos podem ocorrer, pro isso invista em capacitar sua equipe para atender telefones, rastrear encomendas e contactar fornecedores, além dos operadores logísticos, em casos de extrema urgência.
É importante lembrar ao cliente que ele poderá efetuar o processo de devolução ou troca de produtos.
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