Blog Fusion

Índice

    Custos logísticos: Como reduzir de maneira eficiente?

    Nos dias de hoje, reduzir custos logísticos é essencial para uma empresa funcionar bem. Entretanto, para alcançar a redução é preciso de uma estratégia bem pensada. 

    A logística é importante para qualquer empresa, isso é um fato. Mas alguns processos logísticos podem ser difíceis demais! Portanto, é preciso otimizar os mesmos  com o intuito de melhorar a rentabilidade logística.  

    Todavia, as operações bem feitas garantem maior satisfação aos clientes além de se tornarem mais rápidas! Contudo, sabemos que otimizar processos pode ser muito caro e é por isso que gerir os custos é importante. 

    A gestão financeira das empresas deve ser feita de forma correta. A  fim de reduzir maiores custos e colocá-los na ponta da caneta! Além disso, os gastos se tornam uma realidade comum em todos os negócios. 

    Afinal, o que são custos logísticos?

    Podemos associar os custos logísticos a todas as despesas com o transporte de matéria prima. Contudo, temos outros gastos como, documentação, entrega, custos com armazém, e a confecção do produto final. 

    Todos esses custos têm um peso considerável nas despesas das empresas, podendo se tornar uma dor de cabeça. Conquanto, existem movimentações de cargas e materiais que precisam de atenção! 

    É importante acompanhar com cuidado cada etapa dessa movimentação. Ademais, na maioria das vezes a falta de atenção gera um grande prejuízo porque algo passou despercebido nas primeiras etapas.

    Dados do IBGE afirmam que 21% das empresas fecham no primeiro ano e 60% encerram suas atividades em até 5 anos. Sabe qual é o motivo disso? a má administração dos custos logísticos. 

    Ou seja, a falta de planejamento e o cuidado devido pode ocasionar um grande buraco nas finanças das empresas! 

    Como reduzir custos logísticos de forma eficiente? 

    Certamente, é necessário reduzir custos logísticos em empresas que pretendem aumentar sua lucratividade. Porquanto, existem algumas estratégias que podem alcançar esses resultados! 

    Confira 5 dicas que podem reduzir seus custos logísticos! 

    Custos logísticos
    1. Organize o estoque: É importante saber quanto de cada produto a empresa tem e só comprar mais quando for necessário. Assim, não vai ter coisas demais ou faltar produtos importantes, o que pode custar dinheiro extra.
    1. Use rotas inteligentes: Quando for fazer entregas, use o caminho mais curto e que permita levar muitas coisas ao mesmo tempo. O objetivo é economizar combustível e gastar menos com a manutenção dos veículos.
    1. Acompanhe as entregas: É recomendado usar tecnologias que ajudem a ver onde estão os produtos o tempo todo. Desta forma, se algo estiver demorando muito para chegar, dá para identificar e resolver o problema logo.
    1. Negocie com fornecedores: É importante conversar com as pessoas que oferecem produtos ou serviços. Tente conseguir descontos ou melhores preços.
    1. Colabora com parceiros logísticos: Considere compartilhar custos logísticos com empresas parceiras. O transporte de cargas ou até mesmo compartilhar um armazém pode ser uma boa para reduzir custos gerais de ambas. 

    Quais são os principais custos logísticos?

    Os principais custos logísticos podem variar dependendo do tipo de negócio e das operações específicas da empresa, mas geralmente incluem os seguintes:

    1. Custo de aquisição  É a compra de matéria prima e outros materiais que são usados na fabricação de algum produto. A gestão mal feita do processo de compra atrapalha a cadeia de distribuição. 
    1. Estoque e armazém: Esses dois também fazem parte dos custos logísticos de uma empresa. A falta de uma boa gestão de estoque pode gerar gastos altos! 
    1. Embalagens: Custos como esses também devem ser considerados. Quando um produto é delicado o uso de embalagens é grande a fim de manter a integridade. 
    1. Custos logísticos de transporte e frete: É importante citar, pois, essas despesas estão ligadas à distribuição dos produtos. Os gastos incluem, contratação de motorista, combustível, pedágio entre outros. 
    1. Custos de mão de obra: A mão de obra também é essencial na logística. Inclui gastos como: salários, férias, encargos, benefícios e por aí vai. Vale lembrar que todos esses gatos impactam no preço final do produto! 

    Como fazer uma gestão de custos logísticos?

    Esse tipo de gestão é essencial para o crescimento de qualquer organização, portanto, confira algumas dicas abaixo: 

    • O primeiro passo é estabelecer um orçamento realista;
    • Analise e reduza custos; 
    • Priorize os gastos essenciais; 
    • Descarte gastos irrelevantes; 
    • Controle o estoque e evite o excesso; 
    • Use tecnologias ao seu favor. 

    Por que esse tipo de gestão é importante? 

    Nesse setor a competição reina a cada dia que se passa, portanto, todo detalhe faz uma grande diferença. 

    Você pode ter um ótimo produto e um excelente atendimento. Além disso, as entregas podem ser rápidas. Mas, mesmo assim, uma má gestão pode levar à falência do negócio. 

    Para evitar ser frustrado por conta disso, a gestão de custos se torna fundamental. A adoção de boas práticas de economia proporciona eficiência e impacta de forma positiva qualquer negócio. 

    Redução de custos é com a Fusion by nstech

    A Fusion oferece vários serviços que unidos com uma boa estratégia podem fazer seu negócio decolar! Veja esse exemplo de como a Fusion pode impactar sua empresa positivamente, confira! 

    A Roteirização da Fusion reduz de forma considerável os custos com combustível e manutenção dos veículos. Mas sabe como isso é possível? 

    Graças a tecnologia de ponta o roteirizador aponta melhores rotas, rotas seguras e acessíveis! Então. fique livre de engarrafamentos, ruas esburacadas e de oficinas, é claro! 

    A redução de custos se dá através da otimização da rota, o que leva a entregar mais sem percorrer grandes distâncias. 

    O poder da gestão de canhoto digital

    Sabemos que é muito chato lidar com grandes quantidades de papéis diariamente. Além disso é cansativo e pode resultar em erros! O processo manual que leva os canhotos já se tornou ultrapassado. Existem tecnologias que transformam o papel no digital e estão a um passo de você! 

    A Fusion conta com um módulo de gestão de canhotos que irá mudar sua rotina e tornar seu trabalho mais animador. Diga adeus a gastos com papéis e tintas de impressão além da conferência manual dos canhotos. Entre em contato com a gente e solicite uma apresentação urgente! 

    Você também pode gostar de ler:

    Abrir bate-papo
    Fusion Chat
    Olá! 👋
    Como podemos te ajudar?