Blog Fusion

Índice

    Alta do diesel: Como a logística de entregas pode driblar

    O preço médio do diesel nos postos do Brasil nunca esteve tão caro nos últimos 20 anos. Os valores praticados pela Petrobras nas refinarias estariam defasados, em média, 13% para a gasolina e 17% para o óleo diesel.

    Em termos de valores, a defasagem seria de R$ 0,42 para o litro da gasolina e R$ 0,60 no de óleo diesel.

    Isto impacta diretamente o preço nacional dos combustíveis, o óleo diesel, que não sofreu aumento este mês, subiu 37% desde 1º de janeiro.

    O frequente aumento no preço do petróleo e do óleo diesel trazem impactos diretos na cadeia de distribuição.

    Quando falamos em cadeia de distribuição, estamos nos referindo a todas as operações de movimentações, além disso, entregas que têm o objetivo de suprir os pontos de venda após o processo de produção.

    O que repercute de modo imediato nos transportes, pois alimenta, em maior ou menor proporção, toda a produção de bens e serviços no Brasil.

    Mas então, como driblar o alto custo da entrega, otimizar as demandas, reduzir os custos operacionais, se manter competitivo no mercado e, ainda, manter o nível de serviço e satisfação dos clientes?

    Ou seja, uma logística eficiente implica em compreender a importância de investir em tecnologia para se adequar ao mercado.

    Assim como uma das alternativas para a redução de custos é implementar ferramentas tecnológicas no seu negócio.

    Confira algumas dicas:

    Faça a manutenção preventiva das frotas

    A antecipação da manutenção evita prejuízos com aquisição de peças e com veículos parados para reparos.

    Um olhar cuidadoso para os filtros de ar e de combustível, por exemplo, é de extrema importância para economizar diesel.

    Treine os motoristas adequadamente

    Uma direção correta aumenta a segurança do caminhoneiro e dos ajudantes evitando gastos desnecessários com combustível.

    Evitar desligar o caminhão em caso de congestionamentos, arrancar ou frear de forma brusca, além disso calibrar corretamente os pneus são alguns princípios de direção defensiva que precisam ser praticados em todas as viagens.

    Respeite a capacidade do caminhão

    Se circular com o caminhão vazio é sinônimo de prejuízo, exceder sua capacidade também é.

    Um veículo pesado demais vai gastar mais combustível, e o peso excedente será sentido no bolso na hora de contabilizar os gastos.

    O Fusion DMS como agente auxiliador  

    Redução de custos e estratégia competitiva

    Com a redução de custos operacionais em até 30% no suporte às indústrias, distribuidores e atacadistas, o software Fusion DMS, desenvolvido no Porto Digital (em Recife), se destaca como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva, produtividade em meio à infraestrutura do modal rodoviário brasileiro e acima de tudo, aumento de lucro.

    Eficiência e produtividade na corrida contra o tempo das entregasO conceito DMS não só oferece redução dos custos operacionais, como também melhoria do nível de serviço. O software roteiriza e otimiza o caminho das frotas, o que gera um aumento da eficiência no trabalho.

    Você também pode gostar de ler:

    Abrir bate-papo
    Fusion Chat
    Olá! 👋
    Como podemos te ajudar?