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Cliente satisfeito: Efeito da logística de entregas
Garantir bons resultados exige alguns esforços. Você já parou para pensar o que tem feito para manter seu cliente satisfeito? Ou o que deve deixar de fazer para deixar seus clientes felizes?
Essas perguntas devem ser feitas todos os dias por qualquer empresa que queira ganhar sucesso no seu segmento. Contudo, é fundamental abrir mão de algumas coisas, investir em determinada área e além disso otimizar seus processos logísticos.
Mas abaixo iremos falar sobre 7 dicas para aumentar a satisfação do cliente com a logística de entregas. Portanto, boa leitura, aproveite!
Mas o que é cliente satisfeito?
Podemos afirmar que, um cliente satisfeito é aquele que defende sua marca a todo custo. Cliente satisfeito vende sua marca sem precisar do seu esforço. Uma peça chave para a satisfação do cliente é uma boa experiência de compra e entrega.
Contudo, não pense apenas em vender um bom produto ou serviço de qualidade. Portanto, invista também na experiência do cliente bem como entregas dentro do prazo. Produtos bem embalados também fazem você ganhar pontos com seus consumidores.
Confira abaixo fatores que podem impactar a satisfação do cliente:
- Expectativa;
- Presença e um bom atendimento;
- Produto ou serviço de qualidade;
- Entrega pontual;
- Capacidade de uso da tecnologia para otimizar o atendimento.
Como manter um cliente satisfeito através da logística?
Sim, uma má logística pode impactar de forma negativa a satisfação dos seus clientes. Entretanto, a logística tem um papel muito importante nessa questão, e para ter sucesso é preciso apostar em algumas estratégias.
A tecnologia surgiu e trouxe muitos benefícios que podem ser usados na logística a fim de melhorar seus processos logísticos. O uso de KPIs se tornou muito comum no meio logístico, eles permitem acompanhar em detalhes cada processo e analisar de forma eficiente.
Conquanto, a tecnologia também permite automatizar processos o que permite maiores acertos, além disso tarefas que demoram horas são realizadas em minutos. Sobretudo, investir em seus colaboradores com o intuito de melhorar suas habilidades também é essencial.
A Fusion também pode te ajudar nessa tarefa. Como seria se você tivesse na palma da mão um super App capaz de aumentar a produtividade dos motoristas?
O Fusion mobile tem um grande potencial quando se trata em satisfazer clientes. Acontece que, o super App da Fusion planeja rotas de forma inteligente e otimizada e em tempo real, facilitando as entregas. Clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Fusion mobile!
Como seria fácil gerenciar seus processos de atendimento ao cliente interno com um sistema online e criar um vínculo forte com eles?
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Afinal, como saber se meus clientes estão satisfeitos?
Saber que suas ações estão dando certo é importante, não é mesmo? Mas será que é possível medir a satisfação do cliente?
A resposta é sim e não é uma tarefa difícil. Talvez você já tenha ouvido falar em net promoter score nps que, de modo geral, é uma pesquisa de satisfação do cliente. A pesquisa é feita com base em dados qualitativos e quantitativos que visa avaliar a experiência do cliente com determinadas empresas.
Todavia, para medir é necessário identificar algumas coisas, como:
Detratores;
Neutros;
Promotores.
Sobretudo, o cálculo é feito da seguinte maneira: Net Promoter Score = %Promotores – %Detratores
Philip Kotler autor e professor de marketing defende e destaca a importância de medir a satisfação do cliente. Kotler afirma que satisfazer cliente é um dos pilares fundamentais para uma ótima gestão.
O que é logística de entregas?
A logística de entregas tem como objetivo otimizar ao máximo as entregas. Sempre com o intuito de diminuir custos operacionais e aumentar a qualidade dos serviços.
Melhorar a experiência do cliente final pode não ser fácil. Mas se usar as ferramentas certas e um bom equilíbrio entre as estratégias o resultado não pode ser outro. Entregas ágeis e de qualidade!
Como fazer uma logística de entregas eficiente e satisfazer o cliente?
As empresas estão cada vez mais competitivas. Apostar em bons sistemas de gestão e uma logística de entregas eficiente é vital para o sucesso do negócio.
A logística de entrega é a responsável por separar e enviar os produtos do centro de distribuição até o cliente. Todavia, a logística de entregas não é só garantir que um produto saiu de A e chegou a B. Envolve vários processos de entregas. Confira abaixo!
- Identificar o produto;
- Conferir a mercadoria;
- Entregar ao cliente final.
Contudo, essas atividades precisam de estratégias que devem partir dos gestores a fim de satisfazer o cliente. As operações logística precisam ser bem feitas, pois o objetivo é sempre melhorar a experiência do cliente final.
Qual a importância da logística de entregas?
A logística de entregas é uma das partes mais importantes dentro das operações de uma empresa. Como falamos anteriormente, a logística de entregas serve para diminuir os trâmites. Pois não adianta ter um produto muito barato e o processo de entrega ruim ou demorado.
Diante disso, implantar a logística de entregas nas empresas é importante para não só satisfazer cliente. Entretanto, diminui custos com entregas e aumenta a lucratividade da empresa.
7 dicas para você melhorar a logística de entregas na sua empresa
1 – Fique de olho no estoque:
A gestão de estoque contribui muito para a logística de entregas. Afinal, é ela quem determina a disponibilidade dos produtos e se consegue atender a demanda de pedidos.
2 – Treine seus colaboradores:
Invista em treinamentos mensais para seus funcionários que lidam diretamente com a logística de entregas. Pois, colaboradores bem treinados são capazes de entregar ótimos resultados.
3 – Tenha um ponto de retirada:
O ponto de retirada serve para aqueles que queiram pegar seu pedido manualmente ou não tem tempo para esperar a entrega. Decerto, é um local específico onde podem ser retirados os pedidos feitos pela internet.
4 – Planeje e estruture a logística reversa:
A logística reversa é essencial para evitar custos de transportes e reduzir a quantidade de veículos que rodam sem mercadorias. Então, o processo de logística reversa envolve a devolução do pedido ao varejista por motivo de troca, defeito ou reciclagem.
5 – Planeje bem as rotas
O planejamento é essencial para otimizar o tempo entre as entregas. A consequência disso é a redução de custos. Conquanto, é preciso um software de roteirização e o Fusion DMS é perfeito para você!
A ferramenta de roteirização Fusion permite otimizar rotas, monta várias cargas ao mesmo tempo e sequência as entregas. Também é possível calcular o trajeto e o tempo de entrega de tal maneira que facilita a tomada de decisão.
6 – Informe o cliente sobre o status de entrega:
Deixar o cliente bem informado, com dados concretos. Porquanto, aposte em serviço que seja possível acompanhar o status da entrega.
Ao fazer isso você ganha créditos com seus clientes e nas suas operações. Certamente, ainda é possível proporcionar um bem estar ao consumidor, diminuindo a ansiedade proporcionando uma boa experiência de compra.
7 – aposte em tecnologias:
A tecnologia é de extrema importância para qualquer negócio. Ademais, ela permite uma estruturação muito boa da logística de entregas. Invista nas redes sociais com depoimentos de clientes anteriores, eles procuram muito por depoimentos.
A Fusion conta com diversas soluções para você, a fim de otimizar seus processos logísticos e garantir o sucesso das suas operações. Enfim, clique no botão abaixo e solicite uma apresentação.