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     Chatbot na logística: Entenda o seu potencial

    O chatbot está cada vez mais presente nos dias atuais, essa tecnologia tem facilitado os processos de logística como nunca antes. Ele é capaz de automatizar algumas etapas dentro da logística. 

    O chatbot tem o potencial de fornecer informações essenciais sobre o status de entrega, por exemplo. Dessa forma, explorar mais a fundo essa tecnologia pode melhorar ainda mais a logística. 

    Neste artigo vamos juntos aprender mais sobre como implementar o chatbot na logística. Saiba quais resultados ele pode trazer para as operações logísticas nas empresas. Continue lendo e fique por dentro dessa novidade que é o chatbot! 

    Afinal, o que é um chatbot? chatbot

    O chatbot é um programa de computador que conversa com pessoas. Ele usa texto ou voz para se comunicar. Seu intuito é entregar uma conversa mais parecida com a de um humano. Fazendo o uso da IA, ela busca entender o que as pessoas dizem e respondem de forma natural. 

    Os chatbots estão sendo usados em muitas áreas atualmente. No atendimento ao cliente, eles respondem perguntas e ajudam a resolver problemas. No comércio eletrônico, eles auxiliam os clientes em suas compras. Na logística, claro, ela é usada para automatizar alguns processos. 

    Vou citar alguns exemplos de chatbots que você já deve ter passado despercebido por você. A Siri da Apple, Alexa da Amazon, o Google Assistant e a Cortana da Microsoft. Essas são as mais comuns para o dia a dia. 

    Mas queremos saber como extrair eficiência dessa tecnologia e como ela pode facilitar os processos logísticos, não é mesmo? Continue lendo! 

    A evolução do chatbot nos últimos anos 

    Os chatbots podem ser amplamente usados no gerenciamento de dados para a logística. Esse mercado só tem crescido nos últimos 4 anos. É previsto um crescimento que ultrapassa os 30% ainda em 2024. 

    Não pense que eles apenas buscam informações em bancos de dados, isso já está sendo ultrapassado. Pode acreditar, eles podem gerenciar dados de uma empresa dentro do seu ecossistema. 

    O surgimento da IA facilitou tudo em muitos os sentidos. A IA permitiu que o chatbot pudesse adquirir habilidades para aprender comandos com base em informações. Isso vai muito além de apenas um gerenciamento. Isso só é possível graças ao Machine learning, um subconjunto da IA. 

    O chatbot com o auxílio da inteligência artificial se tornou capaz de viabilizar a geração de informações estratégicas e relevantes. Na logística, a tomada de decisão é crucial para o futuro das operações. Sendo assim, isso pode ser usado pelas empresas a fim de fundamentar suas decisões. 

    Mas quais são as vantagens de utilizar um chatbot? 

    A principal vantagem do chatbot é que ele está disponível 24 horas por dia e 7 dias da semana. Isso quer dizer que você pode usar ele mesmo fora do horário comercial. Além disso, também é possível reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do cliente. 

    O que torna eles eficientes é a capacidade de resolver, responder várias pessoas ao mesmo tempo. Isso é muito útil em períodos de alta demanda. O chatbot pode fornecer respostas rápidas e precisas, isso evita erros humanos. 

    Agora é um ponto muito importante para os empresários, a redução de custos. Sim! isso é possível  com o chatbot. Economize dinheiro colocando eles para fazerem tarefas simples e repetitivas. Dê liberdade aos seus funcionários para lidar com tarefas mais complexas.

    Essa tecnologia é realmente muito eficiente. Ela pode lembrar de informações sobre o histórico de conversas do usuário, podendo fornecer respostas mais relevantes. Isso é fundamental nos dias de hoje. 

    Agora, quais as vantagens do chatbot para a logística?

    chatbot

    Chegamos no tópico mais esperado. De fato os chatbots tem facilitado muito os processos logísticos. Eles têm se tornado ferramentas essenciais na área da logística. Confira abaixo as principais vantagens: 

    1 – Chatbot tem atendimento 24/7 

    Os chatbots podem fornecer suporte e responder a consultas a qualquer hora do dia em toda semana. Isso é muito útil dentro da logística, lá operações podem ocorrer 24 horas por dia. Contudo, é possível garantir que todas as questões sejam resolvidas com rapidez. 

    2 – Rastreamento de entregas 

    Eles podem conceder atualizações em tempo real sobre o status das entregas. Sendo assim, os clientes e empresas podem monitorar todo o progresso de sua encomenda. Dessa forma, diminuem as ligações e os e-mails para tratar desses assuntos.

    3 – Gestão de inventário 

    Eles também ajudam na gestão de inventário, tornando a logística eficiente dia após dia. Ele fornece informações sobre o nível de estoque e previsões de demanda. Com isso, você consegue manter um controle equilibrado e evita o excesso do estoque. 

    4 – Otimização de rotas através do chatbot

    Essa é uma vantagem muito boa para quem trabalha com logística. Para quem procura reduzir custos de entregas e até mesmo ajuda o meio ambiente, é a solução ideal. Eles utilizam dados em tempo real para otimizar rotas e sugerir caminhos melhores. 

    Dessa maneira é possível reduzir os impactos ambientais causados pela grande emissão de gases. Ajuda também na economia de combustível e na manutenção dos veículos. Isso é crucial para melhorar a eficiência operacional. 

    5 – Automação de processos com o chatbot

    Sair do manual é um desejo de qualquer gestor logístico. Saiba que os chatbots podem ajudar na automatização de tarefas repetitivas. Alguns exemplos são: Agendamento de entregas, confirmação de pedidos e atualizações sobre o status. 

    Isso permite que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas. Dessa maneira é possível aumentar a produtividade e reduzir falhas humanas. 

     6 – Suporte ao cliente mais eficiente

    Eles conseguem dar respostas imediatas a perguntas frequentes sobre prazos de entregas e até mesmo política de devolução. Isso pode aumentar muito a satisfação dos clientes e reduzir a  carga de trabalho dos colaboradores humanos. Eles também podem funcionar como assistentes virtuais dando suporte em outras tarefas. 

    Com a grande evolução da inteligência artificial ela consegue identificar o público alvo ideal. Isso acontecesse por causa do fácil aprendizado com palavras chaves específicas. Desse modo, você consegue um suporte ao cliente cada vez mais assertivo. Você não precisa necessariamente de um aplicativo de mensagens para fazer isso. 

    Por que a automação de processos é importante para a logística?chatbot

    Ela é essencial para a logística pois aumenta a eficiência e reduz erros. Contudo, tarefas como: rastreamento de entregas e gestão de inventário são automatizadas. Isso significa que os trabalhadores podem se concentrar em tarefas mais complexas. 

    Quem trabalha com logística sabe que economizar dinheiro é muito importante, e é isso que a automação proporciona. Além dos mais, os processos automáticos são mais rápidos e podem funcionar 24 horas por dia. 

    Com isso, as operações funcionam com mais precisão e os pedidos são processados com mais velocidade. Decerto, o resultado são entregas mais rápidas e clientes mais satisfeitos. 

    Um outro benefício das logísticas automatizadas é o processamento de dados em tempo real. Decerto, tomar decisões importantes fica mais fácil. Todavia, isso é crucial para prever demandas, gerenciar estoques e otimizar rotas de entregas.

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