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Case Fusion: com crescimento de 20% a Portela se tornou um case
Com a missão de entregar soluções, oferecendo aos clientes os melhores produtos com agilidade e qualidade na prestação dos serviços, a Portela Distribuidora visa ser referência na distribuição de materiais de construção. Descubra como o software de gestão de entregas fracionadas da Fusion tem contribuído no progresso da empresa e como a Portela virou um case de sucesso.
Sobre a Portela
A Portela Distribuidora, que faz parte do Grupo Portela, atua há mais de 30 anos no segmento de distribuição de materiais de construção para o mercado de produção e manutenção industrial e predial. Do mesmo modo a linha de produtos inclui mais de 30 mil itens de 200 marcas parceiras.
O serviço é voltado para quatro estados do Nordeste (Pernambuco, Paraíba, Alagoas, assim como o Rio Grande do Norte). A Portela possui uma frota de 18 veículos próprios e 15 veículos terceirizados, em um dia realiza 37 entregas por caminhão. O que por mês resulta em quase 25 mil entregas realizadas.
Case Fusion: A relação de parceria e confiança Fusion-Portela
A relação de parceria é de longa data, iniciada por Emílio Saad Filho e, posteriormente, reafirmada por seu primogênito. Emílio Saad Neto, ex CEO da Fusion S/A e criador do Fusion DMS, exercia a função de gerente de TI na Portela quando sentiu a necessidade de uma gestão de cargas mais automatizada e veloz.
“A Portela montava as cargas baseadas nas rotas fixas do ERP. E isso gerava um grande desperdício de custos. Implantar a roteirização automática permitiria aumentar o faturamento com a mesma frota para realizar as entregas. ” Deste insight e por meio de muito trabalho, surgiu o software que hoje é o mais completo e o único especialista em cargas fracionadas do país. Com total confiança, a Portela implantou o sistema em sua versão ainda beta, como resultado, tornando-se um Case Fusion.
Resultados alcançados do Case Fusion
Explosão de faturamento
O principal efeito do uso do Fusion DMS é a redução de custos operacionais em até 30% no suporte a indústrias, distribuidores e atacadistas. O software se destaca como investimento estratégico para a obtenção de vantagem competitiva, aumento de lucro, assim como produtividade. Para a Portela o resultado não foi diferente, confirma Renato Santos, atual gerente de logística da empresa.
“Depois que aplicamos o Fusion aliado à estratégia empresarial definida, em 3 meses, conseguimos ampliar nosso faturamento em 20%, mantendo a mesma frota.”
Case Fusion: Otimização e automatização
Para Renato, uma palavra pode definir a ação do Fusion no dia a dia das atividades logísticas da empresa: Velocidade! “Velocidade na formação das cargas. A velocidade é tamanha que há a possibilidade de formar a carga automaticamente de acordo com a necessidade e instrução de quem estiver gerindo.
“Eu não preciso mais dizer como montar a carga, o próprio Fusion DMS, quando estamos fazendo a otimização da carga, gera os dados, os custos, o tempo, a distância em km, ainda assim, a depreciação do carro. Desta forma, conseguimos, de fato, gerenciar a frota de forma mais otimizada. ”
E é através de tanta rapidez nos processos e autonomia que os custos e nível de serviço tornaram-se satisfatórios reafirma o gerente. “O resultado mais significativo foi o aumento do fluxo de vendas com a otimização da frota. Nós conseguimos reduzir o custo do caminhão, fazer rotas mais longas unindo o Fusion e mostrando aos motoristas que poderíamos fazer de forma diferente para chegar ao cliente com mais velocidade. ”
“Indicamos o Fusion, porque o resultado é real e imediato. ”
Por fim, podemos dizer, que com grande propriedade, a Portela Distribuidora conhece bem o Fusion DMS e seus resultados. E foi isto que o gerente deixou bastante claro em seu depoimento. “ O motivo de indicarmos a Fusion S/A para outras empresas vai muito além de termos sido a empresa piloto.
Hoje, indicamos porque o resultado é real. Não só a gestão logística, mas também toda a diretoria da Portela indica o Fusion. A gente vê o resultado. E não é um resultado a longo prazo, é um resultado a curto prazo. Se a empresa for bem organizada e a estratégia estiver bem definida, ao adquirir o Fusion terá um resultado imediato.”