Índice
Saiba como a Distribuidora Cardeal reduziu em 90 dias 14% dos custos e mantém 96% de efetividade das entregas com o Fusion DMS
Cliente Fusion desde junho de 2016, a Cardeal Distribuidora, localizada em Caruaru, atende a todo o estado de Pernambuco distribuindo uma gama de mais 5 mil artigos dos mais variados segmentos. Saiba como o Fusion DMS auxilia nos desafios logísticos diários da empresa.
A Cardeal e sua distribuição
Com um sistema logístico integrado atuando 24 horas por dia, a Distribuidora Cardeal mantém uma taxa de 96% de efetividade nas entregas. A distribuidora conta com uma frota 100% terceirizada, variando entre 102 a 112 veículos, 3 pontos de transbordo e mais 65 veículos na operação direta responsáveis por realizar de 20.000 a 21.000 entregas por mês.
Fusion DMS: redução de custos a curto prazo
Um dos grandes impactos gerados pela implantação do Fusion DMS é a redução evidente dos custos, o caso não foi diferente com a Distribuidora Cardeal que reduziu 14% dos custos operacionais das entregas em 3 meses. E ainda muitos outros benefícios no cotidiano das entregas que são relatados neste artigo por Jailson Alves, Supervisor de Transportes da Cardeal.
Otimização e aproveitamento de toda a caída de pedidos durante o dia.
O uso do Fusion gerou um ganho na agilidade da roteirização diária das cargas. Com essa agilidade, foi possível realizar o corte dos pedidos mais próximo do final do dia. Ou seja, hoje, o corte da Cardeal é realizado a partir das 18h, aproveitando toda caída de pedidos ao longo do dia.
Em números, aproximadamente de 95% à 99% dos pedidos realizados e liberados pelo administrativo são roteirizados no mesmo dia, respeitando as janelas de entrega, tudo alinhado tanto com o cliente, quanto com o departamento comercial. O armazém dentro da sua capacidade consegue fazer essa separação, e no dia seguinte, os pedidos do dia anterior já estão na rua, como relata Jailson.
Com a roteirização ágil, o corte se torna mais eficiente. Se não tivéssemos o Fusion DMS, teríamos que realizar o corte às 14h ou 15h da tarde, com isso os pedidos que caíssem após esse horário, ou eles iriam em uma carga menor posterior ou só seriam roteirizados no dia seguinte.
Jailson Alves, Supervisor de Transportes da Cardeal
Melhor aproveitamento do veículo e da venda realizada.
Ainda discutindo o assunto da roteirização, outro ponto de melhoria destacado pela Cardeal foi o melhor aproveitamento da cubagem disponível. Como o corte acontece às 18h, todos os pedidos daquela determinada rota são 100% aproveitados. Então, aquela região que ficaria com um volume de 3/4m3 de mercadorias para enviar, com o Fusion DMS, obtém 100% de envio. Dessa forma, é melhor aproveitado tanto o veículo, quanto a venda realizada.
Software atento às particularidades de cada cliente
No cotidiano das entregas supervisionadas nos centros de distribuição da Cardeal, ficou evidente um maior tato com as entregas prioritárias, janelas de atendimento e em todos os pequenos detalhes e peculiaridades dos clientes como conta a seguir:
Aquele cliente que só recebe na quarta-feira é sinalizado dentro do Fusion DMS que a roteirização tem que acontecer ou na segunda, ou na terça. Se não houvesse esse controle, acabaríamos tendo problemas de atraso da entrega e não recebimento. Então, até nesse sentido, temos uma eficiência nas prioridades, nas janelas, nas particularidades de cada cliente.
Jailson Alves, Supervisor de Transportes da Cardeal
Eficiência que gera satisfação e conquista clientela, sua e nossa
A eficiência e o nível de serviço garantem a satisfação de ponta a ponta da estrutura logística das empresas que utilizam o Fusion DMS. Com o software, a Cardeal conseguiu se tornar mais eficiente nos pontos de transbordo. “Ao vincular as filiais de expedição aos pontos de transbordo no software, tivemos uma otimização que facilitou a vida do parceiro operador logístico, e no final das contas, gera uma eficiência na ponta da entrega, logo, cliente fica satisfeito. E cliente satisfeito é recompra garantida”, complementa o Supervisor.
Fusion Mobile: informações e acompanhamento em tempo real
O acompanhamento das entregas e das cargas é uma atividade de extrema importância nos centros de distribuição, ter essas informações em tempo real é a melhor forma de gerar eficiência nos processos. Em nossa entrevista, Jailson Alves apresenta o panorama antes e após a implantação e uso do Fusion Mobile nessa tarefa:
Antes tínhamos que ligar para o motorista para saber em qual entrega ele estava, se o pedido foi entregue, qual sequência, quantas entregas faltavam para que ele pudesse chegar, por exemplo. Hoje, pelo Mobile, temos essas informações em tempo real, de forma simples, nos traz eficiência.
Jailson Alves, Supervisor de Transportes da Cardeal
E complementa:
Eu não espero mais o final do mês, ou o motorista prestar contas, consigo conferir meu nível de serviço com as informações do Fusion Mobile.
Jailson Alves, Supervisor de Transportes da Cardeal