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Atraso nas entregas: 5 dicas para evitar!
Infelizmente o atraso nas entregas é algo que se não houver um planejamento pode acabar prejudicando sua logística!
Sabemos o quanto é frustrante não receber o que espera no dia certo! Evite que seus consumidores se frustrem e não deixe sua empresa repercutir de forma negativa. O mercado atual está cada vez mais competitivo, contudo, não perca seu lugar de venda!
Atender as necessidades do consumidor é uma das pautas mais importantes atualmente. Ao fazer isso a credibilidade da sua marca aumenta, experiências positivas e ao mesmo tempo garante a fidelização do seu cliente. Portanto, evite já o atraso nas entregas!
Todavia, o recebimento de mercadorias é a ponta final da cadeia logística. Muitos não sabem que o transporte é a atividade logística mais notada pelos clientes.
O compromisso das transportadoras é lidar com os problemas que resultam em atrasos nas entregas. Porém, processos mal executados dentro da empresa podem influenciar no comprimento da entrega antes do prazo.
Quais são os impactos dos atrasos nas entregas ao seu negócio?
Quando a empresa logística responsável pelas entregas dos seus pedidos comete erros, e o atraso pode fazer seu negócio sofrer grandes consequências. Mas não se preocupe, ainda assim é possível reverter a situação, confira mais abaixo!
Isso impacta diretamente no processo de compra, não dê motivos para deixarem de comprar em sua loja.
Insatisfação do cliente
Consumidores estão cada vez mais exigentes e o respeito ao prazo de entrega é uma das características mais procuradas por eles. O maior motivo que leva o cliente a uma fidelização é este!
Além disso, o recebimento do pedido é o momento mais aguardado para os clientes! Sabemos o quanto é frustrante esperar por algo e não receber.
Entretanto, atrasos na entrega do produto podem surtir efeito contrário, você não quer que o cliente desconfie do seu serviço, não é?
Economia da empresa
Contudo, se tem alguém que sai perdendo, com toda certeza é a empresa! Atrasos desperdiçam esforços e mão de obra de equipamentos, impactando em todos os processos logísticos envolvidos.
Pois, quanto maior for o tempo de cada etapa, maiores serão os custos onde o cenário ideal é a redução de custos logísticos.
Entretanto, há a possibilidade de repetir todo o processo por conta de erros ou danos ao produto o que resultará em gastos que poderiam ser evitados de forma inteligente.
Repercussão da empresa
O mercado atual está cada vez mais exigente se sua empresa estiver com má fama pode perder sua colocação e despencar suas vendas.
Surpreendentemente, o perfil do consumidor também está em alto nível. Não desejam somente um produto de qualidade, como um serviço de entrega rápido e eficiente.
Não receber o pedido no tempo esperado levará o cliente a tomar atitudes que para o seu negócio será negativa. Portanto, se esforce para atender as necessidades dos clientes e garantir um bom serviço, sua empresa está em jogo!
Afinal, o que ocasiona atrasos nas entregas ?
São diversos motivos que em combinação podem comprometer o prazo de entrega de produtos. Confira abaixo os principais motivos e passe bem longe deles!
- Problemas de planejamento;
- Gestão falha do estoque;
- Rotas equivocadas;
- Entregas mal programadas;
- Comunicação falha;
- Erro na escolha de fornecedores e prestadores de serviço.
Está enfrentando alguns desses problemas em seu processo logístico? Não se preocupe, listamos 5 dicas que podem te ajudar a solucioná-los!
Confira as 5 melhores dicas para solucionar os atraso nas entregas!
1 – Trabalhe com previsão de demanda
Primeiramente, é fundamental adotar isto em sua empresa! Seu dever será analisar e prever o estoque da sua empresa e não deixar que sobre ou falte mercadorias, gerando atraso na entrega.
Portanto, um bom planejamento resolve! Reveja seu histórico de vendas, qual o melhor dia pra vender, utilize um sistema de gestão, isso fará total diferença!
2 – Comunicação interna eficiente
Todos os seus funcionários devem estar em total conexão, principalmente se for lidar com clientes. Comunicar o problema é essencial para uma resolução ágil e eficaz.
Sobretudo, invista em um canal de comunicação interno eficiente onde possa ter uma integração com todas as áreas da empresa.
A princípio, o pensamento do empresário deve ser sempre voltado em tornar ágil os processos da empresa, onde os procedimentos devem ser facilitados a fim de melhorar a qualidade dos mesmos.
3 – Calcular riscos evitam atrasos nas entregas
Para o sucesso das entregas é necessário pensar em cada detalhe. Pense no caminho que o produto percorrerá desde a saída da empresa até o momento da entrega do pedido.
Liste as possíveis adversidades, os riscos e as melhores decisões para tomar nessas situações.
Dessa forma, você terá maior controle sobre os perrengues, podendo resolver de forma ágil e assertiva. Mantendo sempre uma comunicação transparente com seus consumidores!
4 – Roteirize suas entregas
O trânsito está cada vez mais caótico e está cada vez mais difícil cumprir prazos de entregas. Ao roteirizar entregas, você garante que sua frota evite engarrafamentos, percorrendo por vias menos congestionadas e de difícil acesso.
Além disso, o desgaste dos seus veículos diminuirá já que o software roteirizador prever vias em melhores condições, desviando sua frota de estradas em condições precárias mantendo a segurança dos seus veículos.
A roteirização vai muito além disso. Também é possível reduzir custos com combustíveis já que o papel do roteirizador é oferecer rotas otimizadas e curtas.
5 – Gestão de estoques eficiente
A operação logística não pode garantir sozinha o cumprimento dos prazos de entregas,o início do processo começa no estoque!
Dessa forma, a gestão de estoque garante que o produto esteja disponível no estoque durante o ato da compra. Portanto, essa gestão evita que produtos sejam repostos em cima da hora causando atraso e o desgosto do cliente.
O poder da gestão de entregas
A gestão de entregas participa de todos os processos que envolvem transporte e movimentação de produtos e mercadorias, isso inclui o planejamento das rotas e a chegada do produto nas mãos do cliente.
Sem dúvida, o objetivo maior da gestão de entregas é otimizar o serviço de entregas de uma empresa com o intuito de garantir que o produto chegue com segurança e no tempo correto.
Por meio da gestão de entregas é possível viabilizar a maneira mais econômica e eficaz de enviar um pedido, mantendo sempre a segurança do mesmo.
Para saber mais sobre a gestão de entregas acesse agora mesmo nosso blog e confira!
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