Índice
Armazenagem flow rack: conheça mais sobre esse eficiente sistema!
A otimização de processos, redução de custos e riscos, e os demais processos logísticos, cada vez mais estão sendo priorizados por sistemas dinâmicos.
Pensando nisso, nasce o sistema flow rack, que faz uma conexão prática e rápida entre a armazenagem e a expedição ou linha de separação de pedidos.
O sistema de armazenagem flow rack é conhecido por sua versatilidade, pois possibilita o método de estocagem FIFO (First In, First Out).
Seja empregado em sua totalidade, cargas leves, não paletizadas e com picking manual.
O princípio do FIFO parte de que os itens devem ser mantidos no armazém de forma cronológica. Como o próprio nome já diz, os materiais que deram entrada antes têm a sua saída registrada também antes dos demais.
Isso quer dizer que a organização é feita por meio de uma fila, que facilita tanto a retirada dos materiais como a reposição do estoque.
Como o flow rack funciona na prática?
A movimentação no sistema flow rack é composta por um ou mais níveis de armazenamento enfileirados e com planos inclinados para movimentação de cargas por gravidade.
Cada nível é formado por trilhos e roldanas para permitir o deslizamento das mercadorias.
Ao entrar no estoque, o produto é encaminhado para uma prateleira em uma seção correspondente às suas características.
Em seguida, é distribuído e endereçado no sistema de flow rack seguindo orientações pré-definidas para ficar à disposição do operador.
Como as mercadorias ficam armazenadas em uma estrutura com inclinação, cada peça retirada é substituída pela que está em seguida, facilitando a retirada pelo operador e garantindo que o primeiro material que entrou no estoque seja o primeiro a ser retirado.
Dessa forma, o sistema permite uma movimentação mais ágil e dinâmica dentro dos centros de distribuição, otimizando duas importantes etapas: a estocagem e a expedição de pedidos.
3 vantagens desse método de armazenamento
Redução de riscos
A armazenagem flow rack ajuda a evitar os riscos e umas das principais razões para as avarias nos produtos é a sua movimentação interna.
Seja por meio de máquinas, como empilhadeiras, seja por meio do manuseio pela equipe, as chances de causar danos são consideráveis.
Nas empresas, o planejamento de distribuição e estoque das mercadorias envolve riscos, especialmente quando há várias etapas durante o processo de preparação de um pedido.
Sendo assim, a chance de que danos ocorram durante as etapas de picking e expedição dos pedidos é bem menor, o que garante que a qualidade e integridade dos artigos sejam mantidas.
Aumento da produtividade
Imagine ter que direcionar um operador no estoque para rastrear e buscar um produto a cada pedido recebido.
E ainda, se a mercadoria estiver armazenada fora de ordem, em paletes e caixas fechadas ou em prateleiras altas.
Certamente, cada um desses detalhes vai demandar tempo e trabalho desnecessários, que a armazenagem flow rack elimina por completo e garante eficiência no processo.
Uma vez que a expedição é rápida e eficiente, basta alinhar pontos como: espaços bem definidos; facilidade de manuseio dos produtos; profissionais atuando com desenvoltura, organizando esses pontos com certeza favorecem a cadeira produtiva da empresa.
Facilidade no abastecimento da linha de produção
O fato de que as peças e materiais deslizam de forma ordenada garante que a área de produção receba insumos de acordo com a sua necessidade.
Com isso, não há interrupção das atividades ou atraso e o giro dos produtos se torna automatizado, num conceito simples e efetivo (FIFO).
Para crescer é preciso se adaptar constantemente e inovar em formas de melhorar os processos internos.
A armazenagem flow rack oferece esses e outros tipos de soluções, portanto, investir em tecnologia não é diferencial, é obrigação.