Índice
O alumínio é capaz de reduzir custos com combustíveis?
Devido às suas múltiplas aplicações, capacidade de reduzir custos e a eficiência, o alumínio é um produto em crescente demanda na indústria de mobilidade. Contudo o uso do alumínio reduz em mais de 400 quilos de um veículo de tamanho médio.
Com um transporte mais leve, há grande economia de combustível, além de emitir menos poluentes e causar um menor desgaste de pneus e peças.
Além de tornar os veículos mais eficientes, outra grande vantagem do uso do alumínio no setor de transportes é que o material pode ser reciclado infinitamente.
Um estudo realizado pelo Centro para Recuperação e Reciclagem de Recursos do Instituto Politécnico de Worcester (WPI). Constatou que 91% do alumínio presente nos automóveis descartados no país são reciclados. Portanto o metal reciclado entra em um novo ciclo de vida, a fim de se transformar em rodas, para-choques e motores.
De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, portanto o Brasil também tem um grande potencial para o aumento na reciclagem do alumínio utilizado nos automóveis.
O metal é o principal produto reciclado no território nacional, 602 mil toneladas reciclado só em 2015. Contudo o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, por exemplo, chega a 98%.
É possível reciclar alumínio na minha empresa?
A logística reversa pode ajudar nesse processo de reciclagem, isso ocorre porque a logística reversa é responsável por recolher ou dar encaminhamento ao processo de pós-venda ou pós consumo ao setor empresarial.
Com isso é possível garantir que os resíduos vão para o caminho correto evitando a poluição do meio ambiente.
Entretanto a ExpoAlumínio vem trazendo essa temática ao publico. A Exposição Internacional do Alumínio, tem um papel fundamental de conectar fornecedores de toda a cadeia produtiva do alumínio ao setor de transporte. O evento será entre os dias 3 e 5 de setembro, no São Paulo Expo.