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    A importância de acompanhar o percentual de devoluções e reentregas

    Utilizar, acompanhar e aplicar os KPIs (Key Performance Indicator) ou Indicadores Chaves de Desempenho tornou-se um diferencial por otimizar processos logísticos que possibilitam evitar falhas. Mas afinal, o que são KPIs e por que essas métricas podem levar sua empresa ao sucesso?

    KPIs

    Os KPIs são métricas utilizadas para medir e avaliar o desempenho de uma empresa no alcance de seus objetivos, permitindo acompanhar em números os resultados de tudo aquilo que agrega valor ao negócio.

    Isso permite que gestores saibam exatamente o que está funcionando e o que merece mais atenção.

    É de extrema importância que se faça a coleta e análise de dados periodicamente, é isso que vai permitir que um bom acompanhamento aconteça.

    Por exemplo: saber se o motorista X está levando a mercadoria no seu tempo estimado. Segundo o site Content Trend, as empresas que acompanham periodicamente suas estratégias se dizem 50% mais bem-sucedidas do que aquelas que não fazem o mesmo.

    Embora seja comum em setores como RH, comercial e marketing, os KPIs têm um papel fundamental na logística.

    Alguns benefícios são:

    • Aperfeiçoam o desempenho;
    • Aumentam a eficiência;
    • Alinham as metas;
    • Identificam pontos fortes e fracos;
    • Proporcionam comparação com períodos anteriores da empresa.

    Devoluções e Reentregas

    A entrega é o ponto chave da logística , porém, assim como todo processo em qualquer segmento, o erro existe.

    Em uma entrega, a distribuidora, o cliente e o destinatário ficam na expectativa para que tudo saia conforme o planejado.

    Contudo,  por se tratar de um processo, situações como: o destinatário não poder receber a mercadoria no dia da entrega; ou o destinatário comprou o produto X , mas quando conferiu, percebeu que recebeu o produto Y;  podem acontecer.

    Situações como estas ocasionam insatisfação dos clientes, aumento de custo e atraso nas entregas que poderiam ser evitados, caso houvesse um acompanhamento frequente e, assim, descobrir onde está o erro.

    Esses foram só alguns exemplos da importância do acompanhamento em números das devoluções e reentregas que deverá sempre estar focada nos stakeholders.

    Como calcular o Percentual de Devoluções e Reentregas

    O cálculo para saber o percentual de devoluções e reentregas é bem simples.

    Basta reunir o número de entregas que geraram reentregas ou devoluções dividir pelo total de entregas (no período) e multiplicar por 100.

    Número de entregas que geraram reentregas ou devoluções / total de entregas x 100 = Percentual de devoluções e reentregas.

    Outras importantes atividades a serem feitas são definir em qual período deve ser realizado esse levantamento, além de criar metas para que seja possível motivar ainda mais a queda do percentual. 

    É possível ainda, com este mesmo indicador, segmentar rotas, regiões, motoristas e mais.

    Interpretando os Resultados

    Uma vez que os dados estão prontos para fazer a interpretação, basta acompanhar e compará-los com as informações de períodos anteriores, mas lembrando: tenha já uma meta estabelecida.

    Desse modo, saberá se os números apresentados estão superando as expectativas ou se é necessário fazer ajustes.

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