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5 passos para tirar o planejamento logístico de 2022 do papel!
Alta qualidade de produtos e serviços, redução de custos, aumento da margem de lucro e entregas super rápidas são metas logísticas estabelecidas assim que um novo ano inicia.
Para alcançá-las, um bom planejamento logístico é algo absolutamente indispensável.
O mercado está cada vez mais competitivo e exigente e é por isso que realizando um planejamento eficiente, você sai na frente da concorrência para o ano de 2022.
Mas lembre-se, é preciso realizar o planejamento com muita cautela. Não adianta fazer o planejamento rápido, se as estratégias não forem bem traçadas.
Qual a importância do planejamento estratégico na logística?
O planejamento é uma ferramenta de gestão empresarial que consiste em desenhar os caminhos para o alcance dos objetivos.
Isso porque esse processo ajuda a organizar e direcionar as ações necessárias para cumprir as metas da organização.
Portanto, é um processo que produz decisões e ações que dão forma e orientam o que é um projeto, a quem serve, o que faz e por que a faz, com foco no futuro.
O planejamento logístico também é útil para oferecer robustez ao negócio. Com tudo previamente considerado e analisado, a empresa sofre menos com mudanças ao longo do processo sendo surpreendida menos facilmente.
É importante ressaltar que o planejamento não deve ser um processo estático e definitivo.
Ele também engloba o processo contínuo de reavaliação das decisões, acompanhamento e até mesmo mudanças quando necessário.
Planejamento logístico na prática
O planejamento pode contribuir para uma produção estruturada, englobando a cadeia (desde estoque até escolha de modais adequados), gestão de entregas, o uso efetivo da tecnologia, entre outros.
Confira a seguir alguns tópicos a serem considerados para elaboração do planejamento logístico na prática:
É importante lembrar que não existe uma “receita de bolo”, nenhum planejamento será igual ao outro. Afinal, as estratégias devem se adaptar a cada empresa e tipo de negócio.
1. Garantir a gestão inteligente do estoque
A gestão de estoque é primordial para não haver problemas na entrega das mercadorias. É necessário evitar ao máximo o excesso ou a falta de produtos.
Estoques grandes aumentam as despesas com o armazenamento, tornam a estocagem mais difícil, e são maiores os riscos de perdas em virtude de danos, furtos ou roubos.
Estoques pequenos podem não ser suficiente para atender a demanda, e prejudicam a imagem da empresa.
Para que isso seja feito com qualidade, são usadas métricas que ajudam a medir a qualidade do estoque.
Elas servem para mensurar quantitativamente os processos, criando um padrão a ser seguido para que a empresa sempre fique com a quantidade de produtos certos no estoque.
2. Mais agilidade no pedido dos clientes
Quando os problemas dos clientes são resolvidos em um tempo mínimo de atendimento, logo no primeiro contato, a empresa se beneficia de inúmeras formas.
Com um consumidor mais exigente, os prazos de entrega devem ser ainda mais rápidos. Não basta apenas cumpri-los, é preciso tornar a gestão de pedidos mais ágil.
Para que isso aconteça, a logística deve ser bem planejada e os prazos definidos corretamente. Isso porque não adianta prometer o que você não consegue cumprir, sob grande risco de perder a credibilidade.
Outra dica é automatizar a operação, pois quanto mais automatizada, maior a velocidade do processo e há redução significativa na margem de erro.
3. Responsabilidade com prazos
Cumprir prazos é o objetivo principal de todo o planejamento logístico.
Hoje, as organizações mais sérias reconhecem que o respeito aos prazos é importante para fortalecer a marca.
Uma medida essencial para conquistar o reconhecimento do mercado é estabelecer os prazos de entrega com honestidade.
Essa necessidade vem da demanda do cliente em ter o produto sempre no menor espaço de tempo possível.
Por isso, cumprir os prazos e agradar o cliente, simultaneamente, se torna um grande desafio. É impossível ter sucesso no mercado sem cumprir os prazos de entrega de produtos.
4. Integração de setores
A sua empresa pode ter fornecedores confiáveis, estoque controlado e eficiente e transporte de qualidade, mas, sem a devida comunicação entre todas essas áreas, nada vai sair como o esperado.
Por isso, é necessário integrar as áreas da empresa. Muitas empresas apostam em softwares de gestão integrada para conseguirem otimizar a comunicação entre áreas e o funcionamento da empresa.
Softwares em nuvem podem auxiliar no acesso às informações, porque permitem que elas sejam consultadas de qualquer lugar, não apenas da central da empresa.
Isso torna-se um diferencial de empresas que apostam na qualidade do planejamento de logística.
5. Auditar e monitorar o planejamento
De que adiantaria planejar, traçar estratégias e enumerar ferramentas sem a possibilidade de auditar o plano?
Após início do projeto, garanta que seja possível acompanhar os indicadores necessários para decidir se o plano está sendo um sucesso ou se é necessária uma mudança de estratégia.
Defina os indicadores relevantes para sua estratégia, monitore o processo e acompanhe a chegada dos benefícios do seu novo planejamento logístico. A tecnologia, mais uma vez, pode ser uma aliada neste momento.
Planejar é um diferencial competitivo!
O planejamento da logística é fundamental para a empresa que pretende se firmar no mercado, porque afeta diretamente a qualidade do produto oferecido na relação empresa – cliente.
Se você quer expandir sua empresa, deixando mais preparada, mais tecnológica e consequentemente diminuir os riscos, planeje a logística para que você consiga atender com eficiência todos os clientes.