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    5 estratégias para lidar com a Black Friday

    A data mais aguardada do ano está se aproximando e milhares de empresas estão se preparando para a Black Friday. Para lidar com a semana da Black Friday requer muitos esforços, a demanda é grande. Portanto, as empresas tendem a se preparar para conseguir atender a alta demanda que é gerada na sexta-feira negra. 

    Essa data sazonal é aguardada o ano todo não só pelas empresas, mas também pelos consumidores. Os meses vão passando e a expectativa só aumenta. A grande maioria das empresas batem recordes de vendas, por isso, a Black Friday é usada como uma estratégia de venda. 

    Contudo, para se sair bem na black friday é preciso montar algumas estratégias, continue lendo para conferir! 

    O que é e como surgiu a Black Friday? 

    Mulher segurando uma placa com a palavra "BLACK FRIDAY" escrita.

    Black Friday é um termo americano que traduzido para o português significa “sexta-feira negra”. Em todo o mundo, as pessoas aguardam com grande expectativa a quarta sexta-feira do mês de novembro. Contudo, o intuito é reforçar as vendas no final do ano, e nos Estados Unidos, eles a realizam após o feriado de Ação de Graças.

    Uma ação promocional realizada por diversos lojistas com o intuito de aquecer o mercado local e até mesmo bater recordes de vendas. Isso acontece por causa das diversas promoções e descontos oferecidos. 

    Contudo, no Brasil a Black Friday pode ser além da sexta-feira a fim de agradar o público com descontos tentadores. Todavia, ao fazer isso novos clientes vão chegando, isso agrada tanto as empresas quanto os clientes. 

    A logística por trás da Black Friday

    Galpão logístico com 3 trabalhadores, um está empilhando caixas, outro levando algumas mercadorias e o outro fazendo uma contagem.


    A Black Friday gera muito trabalho para a logística tendo em vista a grande demanda de compras em lojas online. Além disso, as lojas físicas também precisam de um serviço de entrega. 

    Mas também é preciso organizar de forma otimizada os estoques para garantir o produto em estoque. No geral, a logística faz o trabalho duro a fim de alegrar o cliente com uma entrega rápida e segura.

    Porquanto, a Black Friday está cada vez mais desejada, a demanda aumenta a cada ano que se passa. A logística tende a ser uma grande aliada nesse período. Sem uma logística bem implantada não é possível atender a todos os pedidos dentro do período da black. 

    Desafios da logística nesta data sazonal

    Caminhão tentando descobrir qual a sua rota de entrega.


    São diversos desafios que essa data pode trazer para a logística. Assim como foi falado anteriormente, a sexta-feira negra pode gerar grande demanda, logo, esse é o primeiro desafio. 

    A logística precisa alinhar todo o armazenamento e medir o nível de estoque de cada pedido para que não falte nada. Outro desafio bastante comum é conseguir entregar um grande volume de pedidos em pouco tempo. 

    Sobretudo, garantir que todos os veículos estejam em condições também é um grande desafio para a logística, a gestão de frota é fundamental.

    Todavia, um grande volume de vendas geram muitas entregas e ninguém quer ficar responsável por milhares de canhotos impressos, não é mesmo? Sabemos que é muito arriscado trabalhar com uma grande quantidade de canhotos de forma manual. 

    5 estratégias para lidar com a Black Friday, confira! 

    Confira agora estratégias para você e sua empresa se saírem bem na Black Friday 2023. Você pode conferir o primeiro passo abaixo! 

    Durante a Black Friday, várias coisas podem acontecer e você precisa estar preparado, prepare toda a sua empresa para esse dia de ação.

    A grande maioria das lojas que aderem a essa data são lojas físicas, porém, alguns sites podem fazer promoções. Portanto, diversas compras online vão ser feitas e precisam ser entregues com precisão. 

    1. Entrega rápida

    A entrega rápida é uma das estratégias mais usadas na Black Friday, isso acontece por vários fatores. Um deles é o grande desejo dos clientes em receber o quanto antes o seu produto. 

    Para isso acontecer de maneira inteligente é necessário adquirir uma tecnologia para auxiliar nesse processo de entrega. 

    A roteirização pode ser o divisor de águas levando em consideração a alta demanda de vendas.  Com essa tecnologia inovadora é possível montar várias cargas ao mesmo tempo e ainda sequenciar as entregas. 

    Tenha em mãos o cálculo do trajeto e os horários de entregas em tempo real, tome decisões assertivas através destas informações. 

    2. Estratégias de marketing

    Tornar sua marca conhecida é o desejo de muitos. Entretanto, poucas empresas sabem montar estratégias eficazes, portanto, comece oferecendo um atendimento mais humano, com mais empatia. 

    Depois, invista em descontos, mimos, brindes, mas sejam sinceros e verdadeiros, cumpram com o que prometeram. Ações de merchandising ajudam a promover o seu produto e ainda torna possível que os clientes experimentem o seu serviço. 

    Usar as redes sociais também é um ótimo meio para promover o seu produto ou serviço. Invista em bons conteúdos, nem tudo são descontos. Bons conteúdos prendem a atenção do seu cliente, mostre curiosidades e funções do seu produto. 

    Utilize o Cyber monday à favor da sua empresa. O intuito é convencer as pessoas a comprar de forma online na segunda-feira após a Black Friday. Gere mais vendas! 

    3. Política de reembolso 

    Muitas empresas querem somente bater metas de vendas e lucrar em cima das pessoas, mas não é assim que deve funcionar. A grande maioria promete descontos absurdos que, na verdade, não são. 

    O uso de gatilhos mentais durante esses dias é inevitável. Ao ativar um gatilho mental as pessoas podem tomar decisões sem pensar e tomar uma atitude precipitada. 

    Oferecer reembolso pode ser legal para que as pessoas devolvam os produtos que foram comprados sem pensar ou para aquelas que foram enganadas. Isso faz com que as pessoas confiem mais na sua empresa e veja ela com outros olhos. 

    4. Gestão de estoque 

    Todo mundo quer lucrar, mas oferecer um produto que não tem estoque é dar um tiro no próprio pé. A falta de estoque pode impactar nas vendas e diminuir a competição no mercado. 

    Sobretudo, ter um estoque lotado do mesmo produto também pode causar problemas. Para evitar isso, estude bem o seu público e invista  em um sistema de gestão. Aumente o rendimento da sua empresa e o seu lucro. 

    5. Fusion DMS: A melhor estratégia para a sua empresa! 

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